Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rodízio no abastecimento será mantido no Cajuru, Éden e Aparecidinha

24 de Setembro de 2020 às 21:47

Saae alerta para alto consumo de água Represa do Ferraz/Castelinho, no Éden. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (12/8/2020)

O rodízio no abastecimento de água nas regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Zona Industrial vai prosseguir pelos próximos sete dias. A decisão foi tomada ontem (24) após uma reunião da diretoria, técnicos e engenheiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Segundo a autarquia, a decisão pela continuidade levou diversos fatores em consideração, como a análise do comportamento de consumo da população envolvida e do restante da cidade, os percentuais de captação nas represas e os níveis dos mananciais.

O Saae informou que, na primeira semana do rodízio, houve colaboração da população que mora nessas regiões, que contribuíram com uma economia de cerca de 25% no consumo de água. “Os níveis dos mananciais apresentaram o comportamento esperado, considerando o sistema implantado e a falta de chuvas com volumes significativos”, informou a autarquia.

Com o rodízio, não houve diminuição na capacidade máxima das represas Castelinho/Ferraz, que se manteve em 15%. Em Ipaneminha, houve uma melhora no índice, que subiu de 18% para 20%. A represa de Itupararanga manteve os mesmos 60% de capacidade da semana anterior.

O Saae destacou que continua afastada a preocupação com o esgotamento dos reservatórios que abastecem a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Éden, o que provocaria um desabastecimento generalizado. Para evitar esse cenário, a captação de água bruta para tratamento e distribuição a partir da ETA foi diminuída entre 50% e 70%, de acordo com as necessidades apontadas no sistema da autarquia.

Em relação ao rodízio, não houve mudança no planejamento adotado. As regiões do Éden, Zona Industrial e Aparecidinha seguem com o abastecimento das 6h às 18h, enquanto que o Cajuru vai receber água das 18h às 6h do dia seguinte.

A autarquia informou, ainda, que o comportamento de economia adotado pela população permite que a Estação de Tratamento de Água do Cerrado auxilie as regiões atingidas pelo rodízio. Isso é feito por meio de manobras que levam água tratada para os reservatórios que abastecem esses bairros em momentos de necessidade.

Desperdício

Se, por um lado, há quem contribua, por outro não há economia. O Saae já recebeu 201 comunicados de situações de desperdício de água. Desse total, 176 já receberam visitas de funcionários da autarquia.

Nas abordagens, são entregues notificações que explicam a atual situação do abastecimento e a necessidade de colaboração. Nesse momento, não há caráter punitivo nessas advertências.

Também é distribuído um folheto explicativo que aponta formas de economizar água, como não lavar roupa todos os dias e não lavar calçadas, carros, quintais e garagens com mangueiras. (Erick Rodrigues, com informações do Saae Sorocaba)