Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rodízio no abastecimento de água em Sorocaba começa em 89 bairros

06 de Novembro de 2019 às 17:00

Rodízio no abastecimento de água começa às 17h de hoje em Sorocaba O rodízio de água em Sorocaba vai afetar todas as regiões de Sorocaba. Crédito da foto: Pxhere (3/3/2017)00

Oitenta e nove bairros de Sorocaba ficarão sem abastecimento de água, nesta quarta-feira (6), a partir das 17 horas. O fornecimento será retomado às 6 horas de quinta-feira (7).

A interrupção ocorrerá em sistema de rodízio e atingirá todas as regiões da cidade. A medida foi anunciada segunda-feira (4) durante entrevista coletiva da prefeita Jaqueline Coutinho e do diretor geral do Saae, Mauri Pongitor.

A implantação da interrupção programada no abastecimento em sistema de rodízio é uma medida de enfrentamento à atual situação do abastecimento. Também é uma consequência da falta de chuva e do calor excessivo que refletem na distribuição da água à população.

Os 89 bairros estão distribuídos em quatro regiões de Sorocaba: zonas norte, leste, oeste e industrial. Confira a lista divulgada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae):

Sorocaba terá 89 bairros sem água no primeiro dia de rodízio

Calendário

O calendário elaborado pelos técnicos do Saae prevê interrupções programadas de 13 horas seguidas no abastecimento, sempre das 17h às 6h da manhã do dia seguinte. Isso será feito em ciclos de quatro dias entre uma interrupção e outra, em bairros de todas as regiões da cidade.

A população será avisada (pela imprensa e redes sociais da Prefeitura, Saae, Urbes) com dois dias de antecedência. Isso será feito para que ela possa se programar também e economizar água de seus reservatórios domiciliares.

As interrupções programadas também estão disponíveis nos portais da Prefeitura de Sorocaba e do Saae. Toda segunda-feira será feita a avaliação da situação e apresentado o novo calendário que vai vigorar a partir da quarta-feira seguinte.

Esquema especial

No período de vigência dessa situação, o Saae manterá um esquema especial com caminhões-pipa para o atendimento emergencial. O objetivo será servir unidades de saúde do município, hospitais, creches, escolas e unidades prisionais.

[irp posts="186007" ]

 

Segundo dia de rodízio

O segundo dia de rodízio no abastecimento de água em Sorocaba afetará 78 bairros. Mais uma vez, a zona sul ficará de fora do corte no fornecimento.

Na quinta-feira (7), o corte terá início às 17h. Como planejado, o abastecimento será retomado às 6h do dia seguinte. Confira a lista:

Rodízio no abastecimento de água em Sorocaba começa em 89 bairros