Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reunião discute plano para adolescentes infratores

07 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Reunião discute plano para adolescentes infratores Reunião teve a participação de representantes do Conselho Tutelar, CMDCA e Fundação Casa. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Sorocaba, Farto Neto, comandou uma reunião nesta sexta-feira (6) com representantes do Conselho Tutelar de Sorocaba, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Fundação Casa e de entidades que atendem adolescentes infratores.

O evento ocorreu no Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), que fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, no Alto da Boa Vista, nas dependências do jornal Cruzeiro do Sul.

Durante o evento, o promotor Farto Neto debateu com os participantes um plano de atuação para envolver as entidades e órgãos municipais que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente na questão dos infratores.

Farto Neto já desenvolveu ações quando se dedicou anteriormente à Promotoria da Infância e Juventude, papel que desempenha atualmente, especificamente na questão de adolescentes infratores.

Segundo o promotor, após a primeira reunião com o grupo foi definida uma série de ações e próximos encontros, onde todos os participantes irão apresentar suas ideias e projetos de ações e políticas públicas na temática de adolescentes infratores. “Definimos que será feito um levantamento elencando quais são as principais necessidades dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e a partir dos tópicos apresentados vamos estudar e propor ações para prevenir que o adolescente venha a se tornar um infrator ainda durante a sua adolescência”, disse.

Reunião discute plano para adolescentes infratores Promotor Farto Neto conduz o encontro com as entidades. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Farto Neto destacou ainda a importância dos veículos de comunicação, sobretudo o jornal Cruzeiro do Sul, “principalmente por meio de suas plataformas digitais, no sentido de atrair os adolescentes de maneira positiva, para que eles encontrem motivações que não sejam a criminalidade, o uso de drogas e álcool e o tráfico de drogas”.

Já a presidente do CMDCA, Angélica Lacerda Cardoso, disse que a reunião foi bastante produtiva e importante para que haja um discurso unificado sobre a rede de proteção ao adolescente infrator na cidade. “É importante que a gente tenha um diagnóstico de Sorocaba e que políticas públicas sejam implantadas desde a primeira infância. Os países referência no tratamento de crianças e adolescentes investiram na primeira infância, que é do 0 a 6 anos, então, se Sorocaba, com apoio do CMDCA, no qual tem esse entendimento em investir, e fizermos essa ação, nós certamente não teremos adolescentes infratores”, aponta.

Ela destaca ainda que o município já conta com campanhas que o CMDCA apoia sobre a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e seus malefícios sobre tudo para os adolescentes.

O coordenador do Conselho Tutelar Oeste, Tiago Mota, disse que é importante promover ações, projetos e políticas públicas de interesse dos adolescentes em vulnerabilidade social, sem desconsiderar o contexto social em que ele vive, sobretudo no âmbito familiar. “Temos que oferecer aos adolescentes nas periferias opções de lazer, de cultura, de acesso ao mercado de trabalho legal, além do estudo e do convívio familiar de forma saudável”, diz. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos