Sorocaba e Região

Represas de Sorocaba estão com níveis baixos, diz Saae

Falta d'água continua afetando bairros da cidade e autarquia diz que o problema é causado pela ausência de chuva
Saae diz que Ipaneminha está em estado de atenção
A represa de Ipaneminha está com 20% de nível de água. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

Muitos bairros de Sorocaba continuam com problema no abastecimento de água e, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), todas as represas estão com os níveis considerados baixos. Moradores de bairros como Vila Olímpia, Vila Carol, Vila Fiore, Jardim Nair, Jardim Simus e Wanel Ville, nas zonas norte e oeste, enviaram reclamações por conta das torneiras secas.

Segundo o Saae, as interrupções no abastecimento podem acontecer novamente caso continue ocorrendo consumo elevado de água aliado à falta de chuva.

Leia mais  Saae alerta para risco de falta de água em Sorocaba

 

Represas em baixa

A autarquia informou ainda que atualmente a represa de Ipaneminha está com 20% de nível de água. O manancial é um complemente no abastecimento de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, que teve o bombeamento desligado no último sábado “por conta do consumo elevado”.

As represas Castelinho e Ferraz, que atendem a região industrial, como Éden, Cajuru e Aparecidinha, estão com 15% de nível de água.

Sem água

A professora e estudante Juliana Silva, 21, que reside no Jardim Nair, contou que a região vem sofrendo com falta de água há algumas semanas. “Sábado e domingo, como a maior parte da região norte, fomos penalizados com a interrupção do abastecimento e na segunda-feira à noite, por volta das 22h, a água também tinha acabo mais uma vez”, reclama a jovem, que passa o dia todo trabalhando e estudando e ao chegar em casa não consegue sequer cozinhar ou tomar banho.

Moradora do Jardim Simus, Denise Guerra, 27, entrou em contato através do Facebook do Cruzeiro do Sul para reclamar da situação no bairro. Ela conta que na segunda-feira as residências ficaram sem água desde às 11h e que a situação só foi normalizada na madrugada.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para Sorocaba nos próximos dias, que serão de temperaturas elevadas. Conforme o boletim, somente no sábado há probabilidade de chuviscos durante o dia.

Nesta quarta-feira (16), embora nublado, o dia será quente, com termômetros marcando até 32ºC. Na quinta-feira (17), as máximas ficam em 33ºC e na sexta (18) chegam a 34ºC. (Larissa Pessoa)

Comentários

CLASSICRUZEIRO