Buscar no Cruzeiro

Buscar

Represa do Cubatão vai ser esgotada em Votorantim

21 de Fevereiro de 2020 às 06:30
Marcel Scinocca [email protected]

A medida, conforme o documento, ajudaria a evitar mais vazamentos e rompimento da barragem. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (06/01/2014)

A represa do Cubatão, em Votorantim, deverá ser totalmente esgotada. A decisão foi tomada em acordo durante uma reunião nesta quinta-feira (20) entre o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e a concessionária Águas de Votorantim. Toda a questão veio à tona após um vereador da cidade receber denúncias sobre rachaduras e vazamentos na barragem. O MP já investiga o caso.

O Cruzeiro do Sul teve acesso à ata da audiência, que durou aproximadamente quatro horas. O documento afirma que a concessionária entrará em contato com o proprietário do imóvel, a Votorantim Participações, para tentar obter autorização para o esgotamento gradual da represa. A medida, conforme o documento, ajudaria a evitar mais vazamentos e rompimento da barragem. Não foi dado prazo para a efetivação da ação.

O texto ainda diz que a concessionária fará a ação, não por reconhecer eventual responsabilidade na manutenção da barragem, mas por sugestão do Ministério Público e para colaborar com o interesse público. O Ministério Público do Estado deverá entrar em contato com a dona no imóvel para verificar quais medidas serão tomadas com relação ao caso.

Informações serão solicitadas para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) para saber sobre as outorgas dadas para captação de água no local. Cópias de documentos também foram solicitados pelas instituições. Alex Jorge Eduardo Macedo, superintendente da concessionária Águas de Votorantim, e mais cinco pessoas participaram do encontro. As denúncias feitas ao MP foram formalizadas pelo gabinete do vereador José Claudio Pereira, o Zelão (PT). (Marcel Scinocca)