Buscar no Cruzeiro

Buscar

Represa de Itupararanga opera com 59% da capacidade

28 de Fevereiro de 2020 às 09:52
Ana Claudia Martins [email protected]

Vistorias na represa são feitas pela Votorantim Energia e pelo órgão regulador do setor de barragens. Crédito da foto: Emídio Marques (16/3/2019)

O gerente de produção da Votorantim Energia, Alexsandro Alves Martins, afirma que a represa de Itupararanga, em Votorantim, operava nesta quinta-feira (27) com 59,61% do volume útil do reservatório, o que é considerado normal.

A empresa é gestora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, cujo reservatório tem capacidade de 302 milhões de metros cúbicos de água. A represa de Itupararanga atualmente é responsável por aproximadamente 80% do abastecimento de água da população de Sorocaba.

https://www.youtube.com/watch?v=bMv76GrLyZA

Já a produção de energia da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, em média, por ano, é de 150 mil megawatts/hora (MWh), o que representa uma capacidade de atendimento de uma cidade de 1 milhão de habitantes. Porém, toda a energia gerada pela Votorantim Energia é direcionada para a fábrica da CBA, em Alumínio, que é outra empresa do grupo Votorantim, e que produz alumínio.

Os dados foram informados pelo gerente de produção da Votorantim Energia, que visitou a redação do jornal Cruzeiro do Sul, na manhã de ontem, e foi o entrevistado da TV Cruzeiro.

Alexsandro aproveitou a oportunidade para esclarecer sobre o nível de água da represa de Itupararanga e também para reforçar que o reservatório opera em condições normais e com total segurança estrutural, não representando, portanto, nenhum tipo de ameaça ou risco para a população de Votorantim, Sorocaba ou municípios vizinhos.

Alexsandro Martins é gerente de produção da Votorantim Energia. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/02/2020)

Segundo o gerente, o período chuvoso, com grande quantidade de chuvas, sobretudo no verão, acaba gerando preocupação na população local em relação à segurança da barragem de Itupararanga e o controle de cheias. “Eu posso garantir que não tem nenhuma condição de risco de operação do reservatório, nem da parte estrutural, e que ele encontra-se em um nível normal, ou seja, está abaixo de 60% de sua capacidade de volume de água”, diz.

Alexsandro explica que é normal e mais seguro, por exemplo, que o nível da represa opere abaixo do seu limite e não próximo de sua capacidade de 100%. “Qualquer chuva ou cheia que aconteça rapidamente a barragem verteria essa água e sem controle nenhum. Então, a represa de Itupararanga está em uma condição normal de operação de 60%, dentro da média histórica, e isso não representa nenhum risco para a comunidade”, destaca.

Ainda segundo ele é preciso entender que a represa de Itupararanga tem várias finalidades, uma é a de amortecimento das cheias, o que significa uma segurança adicional para a população de Sorocaba e região.

"Uma barragem ou um reservatório é como se fosse um grande pulmão, onde ele pode operar cheio de água ou operar com capacidade menor de água. E é interessante que ela opere sempre com uma folga, ou seja, que ela tenha uma capacidade, chamada de volume de espera, durante o período de chuvas, para que a barragem consiga absorver essa água, evitando que um grande volume chegue nas regiões habitadas, e não ocorram alagamentos e enchentes”, aponta Alexsandro.

O gerente explicou também que a Votorantim Energia não tem nenhuma relação, por exemplo, com a represa do Cubatão, apesar dela estar localizada em Votorantim. Segundo ele, tal represa pertence a Votorantim Cimentos, que é outra empresa do grupo.

Galeria

Confira a galeria de fotos