Cidades da região terão transporte gratuito no domingo

Medida valerá durante o horário de funcionamento dos sistemas municipais para facilitar o deslocamento dos eleitores

Por Thaís Verderamis

Ônibus circulavam normalmente durante a partida

Os eleitores Sorocaba, Itu, Araçoiaba da Serra e Mairinque terão transporte público gratuito neste domingo (4), durante o primeiro turno das Eleições de 2026. As medidas seguem a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Sorocaba, a gratuidade será para todos os usuários, sem a necessidade de apresentar o cartão de transporte. A programação disponibilizará 9.269 viagens, em 136 linhas, realizada pela frota composta por 363 veículos. A capacidade estimada é de aproximadamente 824 mil passageiros. O serviço de transporte especial também estará disponível para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Em Itu, a gratuidade abrangerá o transporte coletivo urbano e rural durante todo o horário de funcionamento do sistema. As linhas devem circular com a frequência normal ou superior à praticada em dias úteis, ampliando a oferta de ônibus durante o período de votação.

A medida foi estabelecida pelo Decreto nº 4.653, em atendimento a uma recomendação administrativa da Promotoria de Justiça da 59ª Zona Eleitoral. A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana acompanhará a operação junto à concessionária MoV Itu – West Side e fiscalizará o cumprimento da gratuidade e da programação das linhas.

Em Araçoiaba da Serra, o serviço seguirá os horários da escala dos dias de semana, de acordo com a prefeitura. A gratuidade está prevista no artigo 23 da Resolução-TSE nº 23.751/2026 e na Lei Federal nº 6.091/1974.

Já em Mairinque, o transporte coletivo municipal será gratuito durante todo o dia 4 de outubro. Segundo a prefeitura, serão mantidos os horários de circulação praticados de segunda a sexta-feira, garantindo a oferta regular do serviço durante o período eleitoral.