Câmera registra pela primeira vez novos filhotes de onça monitorada na região; veja o vídeo
Janaína é acompanhada há quatro anos pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Núcleo da Floresta
Um vídeo publicado nas redes sociais do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) Núcleo da Floresta registrou, pela primeira vez, os dois novos filhotes de Janaína, uma onça acompanhada há quatro anos por um trabalho de monitoramento de fauna silvestre realizado em condomínios. As imagens foram gravadas na região de Sorocaba, mas o local exato não foi divulgado para preservar os animais.
Na gravação, feita durante a noite, Janaína aparece diante de uma câmera e vocaliza. Em seguida, os dois filhotes surgem nas imagens. A cena foi publicada pelo Núcleo da Floresta nas redes sociais como um registro de uma mãe se comunicando e conduzindo os filhotes pela mata.
Segundo Rafael Mana, diretor do Núcleo da Floresta, a equipe acompanha a família desde a primeira ninhada de Janaína, formada por duas filhotes, Oiá e Obá. Os animais foram monitorados durante o desenvolvimento até a dispersão, que ocorre por volta dos dois anos de idade.
Após a saída das filhotes, Janaína permaneceu no local, assim como o macho Oxosse, com quem voltou a se reproduzir. O vídeo divulgado mostra os novos filhotes do casal.
“Eu acompanho a Janaína desde a primeira cria dela”, afirma Mana. Segundo ele, o acompanhamento prolongado permite observar o desenvolvimento dos animais e reunir registros sobre o comportamento da espécie em ambiente urbano.
Informação de qualidade, na palma da sua mão.
Siga o canal do Jornal Cruzeiro do Sul no WhatsApp