Paraquedista sofre fratura após pouso fora de área prevista durante Campeonato Brasileiro em Boituva

Atleta foi resgatado pelo helicóptero Águia e encaminhado ao Hospital Regional Adib Jatene, em Sorocaba

Por Caroline Mendes

A Base de Aviação Sorocaba informou que o Águia 17 foi acionado para uma ocorrência de resgate aeromédico envolvendo a queda de um paraquedista em Boituva

Um paraquedista sofreu fratura de tíbia e fíbula após um pouso fora da área prevista durante uma prova do Campeonato Brasileiro de Paraquedismo de 2026, realizada na manhã desta quinta-feira (30), em Boituva. O atleta foi resgatado com apoio do helicóptero Águia 17, da Base de Aviação de Sorocaba, e encaminhado ao Hospital Regional Adib Jatene para atendimento especializado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência teve início por volta das 9h09, na rua Bras Cuba, no bairro Reserva dos Ipês. Durante a fase de pouso, três participantes saíram da área prevista para aterrissagem devido às condições de vento.

Dois atletas conseguiram pousar em um campo aberto próximo a um bairro e não apresentaram ferimentos. Eles estavam conscientes e orientados e não precisaram de atendimento médico.

O terceiro participante caiu em uma área de difícil acesso e sofreu uma fratura exposta de tíbia e fíbula em decorrência do impacto contra o solo. A vítima recebeu os primeiros atendimentos da equipe do Corpo de Bombeiros, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou procedimentos como imobilização e estabilização do membro lesionado.

Durante o deslocamento das equipes de resgate, o helicóptero Águia foi acionado para apoio aeromédico. Segundo a Base de Aviação de Sorocaba, após a estabilização pela equipe de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi embarcada na aeronave e transportada com segurança até o Hospital Regional Adib Jatene, onde foi entregue aos profissionais de saúde para continuidade do tratamento.

Segundo a Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), o acidente ocorreu durante um salto de lançamento de uma equipe representante do Rio Grande do Sul na modalidade Formações de Queda Livre 8-way, dentro do Campeonato Brasileiro.

Em nota, a entidade informou que, apesar de ser o único time na aeronave, a saída dos atletas ocorreu de forma mais lenta em razão do número de paraquedistas, provocando um deslocamento maior da aeronave. Com isso, os participantes acabaram sendo lançados em uma área considerada negativa, fora da região destinada ao pouso do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP).

A CBPq informou que três atletas pousaram fora da área designada e que um deles teve um pouso inadequado em uma região acidentada e desnivelada, o que provocou a fratura.

O atleta foi identificado como Nelson Jorge da Silva Jr.. Conforme a confederação, ele foi atendido pela ambulância do campeonato e pelo Responsável Técnico de Atividade Geral (RTAG) do CNP, que acionou o helicóptero Águia para o resgate.

Ainda segundo a CBPq, Nelson estava lúcido, estável e fora de risco após o atendimento inicial. A entidade informou que ele foi encaminhado para hospital em Sorocaba para acompanhamento médico e cirurgia.

O Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva, é considerado um dos principais locais da modalidade no país e recebe competições nacionais e internacionais.