Chuvas atingem a RMS, mas não causam ocorrências graves nos municípios
Acumulado chegou a 27 mm em cidades da região, com registros pontuais e monitoramento das Defesas Civis
As chuvas registradas nas últimas horas provocaram acumulados de até 27 milímetros na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), segundo dados das Defesas Civis. Apesar do volume, não houve registros de alagamentos, deslizamentos ou danos graves à população, sendo observadas apenas ocorrências pontuais em alguns municípios.
Em Salto, a Defesa Civil informou o registro de cerca de 10 mm de chuva nas últimas 24 horas. Houve aumento na vazão do rio Tietê, sem registro de alagamentos ou outras anormalidades. Em Tatuí, o acumulado foi de aproximadamente 27 mm, também sem ocorrências relacionadas às chuvas. Já em Mairinque, foi registrada a queda de uma árvore no bairro Sebandilha, sem danos a imóveis, vias públicas ou equipamentos públicos. As equipes municipais foram acionadas para atendimento no local, e o município segue em monitoramento preventivo.
Em Sorocaba, a Prefeitura informou que, em razão da chuva registrada na segunda-feira (9), houve a queda de uma árvore na avenida José Humberto Urban, no bairro Alto da Boa Vista. A Defesa Civil municipal contabilizou 21 mm de chuva até as 7h desta terça-feira (10). O município mantém equipes mobilizadas para monitoramento e atendimento de ocorrências.
A Defesa Civil de Sorocaba também informou que está em vigor a Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2024/2025, realizada de 1º de dezembro a 31 de março, conforme diretrizes do Governo do Estado. Em caso de emergência, a população pode acionar os canais oficiais: 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 118 (Semob).
As cidades de Votorantim, Araçoiaba da Serra, Itu e Boituva também foram questionadas pela reportagem sobre impactos das chuvas, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.