Polícia apreende mais de 600 toneladas de drogas em São Paulo em dois anos

Prejuízo para o crime organizado foi de quase R$ 3 bilhões

Por Da Redação

O volume representa uma média de 634 quilos de entorpecentes apreendidos por dia

Entre janeiro de 2023 e outubro de 2025, a Polícia Civil e a Polícia Militar de São Paulo retiraram das ruas mais de 656 toneladas de drogas. O volume representa uma média de 634 quilos de entorpecentes apreendidos por dia.

Nesse período, foi registrada a maior apreensão de cocaína da história do estado: em Assis, foram apreendidas 3,2 toneladas da droga em uma única ocorrência, realizada em dezembro do ano passado. Já em fevereiro de 2025, ocorreu a maior apreensão de maconha e skunk, com mais de nove toneladas escondidas em uma carga de milho, em Porangaba.

Desde 2023, foram desencadeadas 424 operações integradas, sendo 161 somente neste ano. Entre as principais ações estão as operações como Carbono Oculto, Fim da Linha e Vareio. Segundo as autoridades policiais, as operações resultaram em um prejuízo estimado em quase R$ 3 bilhões ao crime organizado no estado.

Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre janeiro de 2024 e outubro de 2025 foram registradas 656 apreensões de entorpecentes em toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Os municípios com maior número de ocorrências foram Boituva, com 234 apreensões, seguido por Itapetininga, com 72, e Sorocaba, com 71 registros.

A SSP elabora os dados de apreensão, tráfico e posse de drogas separadamente. O levantamento divulgado considera exclusivamente os registros de apreensão de entorpecentes.