Parque de Lavras é interditado temporariamente após a confirmação de óbitos por febre maculosa
A cidade tem três mortes confirmadas; doença é transmitida pelo carrapato-estrela
O Parque de Lavras em Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi interditado temporariamente na tarde desta sexta-feira (17) após a confirmação de duas mortes de frequentadores do local por febre maculosa. Uma terceira morte foi confirmada no município.
De acordo com a Prefeitura, a decisão foi tomada após um comunicado enviado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. O governo saltense reforça que todos os casos foram acompanhados desde o início até a confirmação dos diagnósticos pela Secretária da Saúde. Já a de Meio Ambiente, por sua vez, segue monitorando locais de possível contaminação, com ações de prevenção, aplicação de carrapaticida biológico e fungos naturais em áreas públicas.
Ainda de acordo com a administração municipal, é fundamental que a população esteja atenta aos sintomas iniciais da febre maculosa, como febre alta, dores de cabeça e corpo, fraqueza, náuseas e manchas avermelhadas na pele. A doença é transmitida pelo carrapato estrela.
Ao procurar uma unidade de saúde, o paciente deve sempre informar se esteve recentemente em áreas com vegetação, chácaras, trilhas, margens de rios ou outros locais de risco, mesmo que não tenha encontrado carrapatos no corpo. A informação é essencial para um diagnóstico rápido e início imediato do tratamento, o que aumenta significativamente as chances de recuperação.
Principais medidas preventivas
- Evitar caminhar ou sentar-se em locais com vegetação alta;
- Utilizar roupas claras, calças compridas e botas, mantendo as barras das calças por dentro das meias;
- Fazer uma inspeção completa no corpo e nas roupas após visitar áreas com mato ou próximas a rios;
- Caso encontre um carrapato preso à pele, remova-o cuidadosamente com uma pinça e procure atendimento médico imediatamente. E, se possível, leve o carrapato para que seja possível investigar se está ou não contaminado.
Em caso de dúvidas, o município recomenda que os munícipes entre em contato com a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica no setor de Endemias, pelo telefone (11) 4029.4212 ou pelo whatsapp (11) 94441.8751.