Redes de pesca irregulares são apreendidas na represa de Itupararanga
Ação conjunta recolheu 340 metros de redes e duas tarrafas em áreas de Mairinque e Ibiúna
Redes e tarrafas de pesca irregulares foram apreendidas na represa de Itupararanga em uma operação realizada em 11 de setembro. No total, três redes armadas, com aproximadamente 340 metros de extensão, e duas tarrafas foram recolhidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Mairinque e pela equipe de patrulha náutica da GCM de Ibiúna.
A ação apreendeu os equipamentos em diferentes pontos da represa, nas regiões do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), Marina São Roque e no Condomínio Veleiros de Ibiúna.
Segundo as autoridades, os apetrechos estavam sem identificação e sem placas regulamentares, além de possuírem malha inferior à permitida pela legislação. Parte do material foi abandonada por indivíduos que fugiram ao perceber a aproximação da fiscalização.
Os equipamentos foram encaminhados para destruição, como determina a lei. O caso foi comunicado ao Departamento de Meio Ambiente, que deverá adotar os procedimentos administrativos cabíveis.
A ação foi realizada de forma conjunta pelas Guardas Civis Municipais de Mairinque e Ibiúna. Participaram da ação a equipe da GCM de Mairinque e a patrulha náutica de Ibiúna, em policiamento compartilhado voltado ao combate à pesca irregular na represa. (Da Redação)