Floresta Nacional: ainda há risco do fogo aumentar e orientação é evitar o local

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) segue com as ações de combate ao incêndio que atinge a Floresta Nacional de Ipanema (Flona)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) segue com as ações de combate ao incêndio que atinge a Floresta Nacional de Ipanema (Flona). Na tarde deste domingo (21), a equipe gestora divulgou um comunicado informando o andamento do trabalho.

Até o momento, não existe um levantamento total de área afetada. O fogo teve início na tarde de sexta-feira (19) e persiste até o momento.

Segundo o ICMBio, as ações em andamento tem o objetivo da contenção do fogo em terra por cinco esquadrões de brigadistas e, por ar, com dois helicópteros com Bambi Bucket.

Pontos críticos

Ainda segundo o ICMBio existe uma preocupação com o avanço em direção ao Sítio Histórico, Vila São João de Ipanema e área central da Unidade de Conservação em direção leste, para contenção de áreas sensíveis, patrimônio histórico e casas de moradores.

A orientação é para a população evitar acessar trilhas e áreas próximas à floresta e, em caso de fumaça intensa, manter portas e janelas fechadas.

Doações

Nesse momento, tem recebido o apoio da sociedade com doações de água, isotônicos, frutas e refeições para as equipes em operação e para a fauna afetada, além do trabalho voluntário.

Atualmente, necessita de proteção individual para combate a incêndios, óculos de proteção; perneiras; luvas de couro; Lanterna de cabeça; balaclava de fibra meta aramida ou bandanas 100% algodão; cantil para água; coturnos e meias; pilhas para as lanternas (AAA).

Equipes

As equipes estão mobilizadas para o combate ao incêndio, com brigadistas ICMBio (FLONA Ipanema e PARNA Itatiaia) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil (Iperó, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, Boituva) e voluntários; além da Polícia Militar Ambiental, ARAMAR, Guarda Civil (Iperó), Conselho da FLONA Ipanema, Prefeituras de Araçoiaba da Serra, Iperó, Boituva e Capela do Alto, UNISO, Rotary Club de Araçoiaba, Fundação Florestal e apoio áereo, Helicópteros ICMBio e Águia (PMSP) .