Moradores do entorno da Floresta Nacional de Ipanema estão preocupados com o incêndio

Fogo teve início na tarde de sexta-feira (19) e ainda não foi controlado; fortes ventos registrados neste domingo (21) aumentam apreensão

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

O fogo ainda não foi controlado e é possível avistar vários pontos de fumaça

Os moradores que vivem próximos à Floresta Nacional de Ipanema (Flona) estão apreensivos com a situação. O fogo ainda não foi controlado e é possível avistar vários pontos de fumaça. Também são registrados focos de incêndio em uma área mais afastada. De longe, é possível ver o vai-e-vem de helicópteros que atuam tentando apagar as chamas. O incêndio teve início na tarde de sexta-feira (19), por volta das 15h30, e atingiu grandes proporções.

Existe entre os vizinhos da Flona um sentimento de desolação: a dimensão do incêndio representa uma ameaça direta ao meio ambiente local e à biodiversidade da região, reconhecida como uma importante unidade de conservação ambiental.

Desde quando o fogo começou, entre os municípios de Iperó e Araçoiaba da Serra, foram devastadas áreas significativas de vegetação. A densa fumaça provocada pelas chamas pode ser vista de longe, e as imagens do local refletem um cenário de destruição e tristeza. A qualidade do ar é ruim, devido ao forte cheiro de fumaça.

Situação nunca vista

A comerciante Ana Paula Cesário do Nascimento, que mora ao lado da portaria da Fazenda Nacional de Ipanema, conta que nunca havia presenciado uma tragédia dessa proporção.

“A preocupação é com os animais que vivem ali. Não sabemos a real dimensão do incêndio. Nunca tínhamos visto algo assim. O cenário é de muita fumaça, o que também prejudica a saúde das pessoas. Já alimentamos saguis e pássaros que saem em busca de comida, fugindo da destruição”, relata.

Morador da região desde a infância, Thiago de Carvalho, de 33 anos, também expressa sua preocupação com a situação.

“O cenário que antes era de beleza, hoje é de tristeza. Estamos acompanhando, mesmo que de longe, o trabalho de combate ao incêndio. O vento muda tudo a todo momento, o que dificulta o trabalho dos brigadistas. Eu já presenciei outros desastres e incêndios, mas nunca nessa proporção. Isso prejudica a saúde das crianças, e não sabemos como estão os animais que vivem lá. É um trabalho incansável de todos que estão tentando conter as chamas", explica o morador.

Importância

A Flona é considerada um dos mais importantes patrimônios naturais e históricos do país, abrigando diversas espécies nativas da fauna e flora. As autoridades seguem atuando no combate ao fogo, mas a situação continua sendo monitorada com grande preocupação por moradores, ambientalistas e órgãos de preservação ambiental.

Ainda não atualização sobre a área atingida e como está o trabalho. De acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMBio), o momento é de concentrar todos os esforços para acabar com os focos de incêndio e evitar mais destruição.