Incêndio de grandes proporções atinge Floresta Nacional de Ipanema
As chamas iniciaram à tarde no perímetro das cidades de Araçoiaba da Serra e Iperó; alerta para risco de incêndio segue até domingo (21)
Um incêndio de grandes proporções atinge, desde a tarde desta sexta-feira (19), uma área da Floresta Nacional de Ipanema (Flona) entre Araçoiaba da Serra e Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Por causa das chamas, a organização do parque informou que todas as atividades no local foram suspensas por tempo indeterminado.
O fogo começou por volta das 13h e mobiliza diversas forças de segurança. Participam do combate equipes das Defesas Civis de Iperó e Araçoiaba da Serra, Corpo de Bombeiros de Boituva, Polícia Militar Ambiental e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da Flona, que também abrange parte do território de Capela do Alto.
A causa do incêndio ainda não foi esclarecida. No entanto, todo o Estado de São Paulo está em alerta para o risco elevado de queimadas desde a semana passada. A Defesa Civil mantém, até domingo (21), o Gabinete de Crise da Operação SP Sem Fogo para monitorar e coordenar ações de prevenção.
As condições meteorológicas atuais — sol forte, altas temperaturas e queda acentuada da Umidade Relativa do Ar (URA) para níveis críticos, abaixo de 20% (o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%) — aumentam a sensação de calor e abafamento, além de favorecer a propagação de incêndios em áreas de vegetação.