Ataque de abelhas deixa idoso morto e 11 feridos

Enxame surpreendeu pedestres na região central; entre os feridos estão socorristas do SAMU e bombeiros

Por Da Redação

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar isolaram a área após o ataque de abelhas no centro de Itapetininga

Um ataque de abelhas mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na manhã desta sexta-feira (19), na avenida Peixoto Gomide, na região central de Itapetininga. Segundo informações do gerente de um comércio localizado em frente à via, ainda não se sabe como o enxame surgiu.

De acordo com o relato, as abelhas estavam concentradas em uma praça localizada em frente ao estabelecimento e começaram a atacar as pessoas que passavam pelo local. Para proteger clientes e pedestres, o gerente afirmou ter fechado as portas do mercado e abriu apenas para abrigar quem era surpreendido pelas picadas.

“Fechamos as portas para evitar que o enxame entrasse, mas liberamos a entrada de quem estava sendo atacado. As pessoas vinham para dentro do mercado em busca de proteção”, declarou.
O gerente ainda disse que foi picado, mas passa bem.

Apesar do susto, o comércio segue em funcionamento, atendendo normalmente pela entrada nos fundos da loja. Já a avenida Peixoto Gomide e a praça em frente ao estabelecimento permanecem interditadas, enquanto equipes de bombeiros e policiais realizam as operações de contenção. O enxame ainda permanece ativo na região, com diversos insetos sobrevoando postes de energia elétrica e fiação.

Segundo a prefeitura, por volta das 11h, as equipes do SAMU foram acionadas para atender um homem de 74 anos, vítima do ataque em frente ao supermercado. O enxame, possivelmente em período migratório, impediu a aproximação imediata de populares e socorristas. Para tentar conter os insetos até a chegada dos bombeiros, os profissionais chegaram a usar um extintor de incêndio. Seis socorristas foram feridos levemente durante a ação e precisaram de atendimento médico.

Com a chegada dos bombeiros, parte do enxame foi dispersada, o que permitiu a aproximação da equipe de resgate. No entanto, segundo a prefeitura, a vítima não resistiu às picadas e morreu no local.

Ainda de acordo com a administração municipal, ao todo 11 pessoas ficaram feridas: seis socorristas do SAMU, três bombeiros e duas mulheres, de 50 e 58 anos, que estavam no estacionamento do supermercado. A mulher de 50 anos foi encaminhada ao Pronto-Socorro.

Toda a área onde ocorreu o ataque foi interditada pela Guarda Civil Municipal e pelo Corpo de Bombeiros. A Prefeitura de Itapetininga lamentou a fatalidade e se solidarizou com os familiares e amigos da vítima. (Da Redação)