Golpe do falso IPTU causa alerta entre moradores de Votorantim
Prefeitura reforça que negociações só ocorrem pelos canais oficiais
Moradores de Votorantim vêm sendo alvo de um golpe no qual criminosos se passam por servidores municipais para oferecer supostos acordos relacionados ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). As abordagens têm ocorrido de forma presencial, por telefone e por aplicativos de mensagem.
Segundo a administração municipal, não existe cobrança ou negociação de débitos do IPTU fora dos canais oficiais. O contribuinte deve procurar exclusivamente o site da prefeitura (www.votorantim.sp.gov.br) ou o atendimento no Paço Municipal.
A orientação, segundo a administração, é que a população não forneça dados pessoais ou bancários a desconhecidos e comunique situações suspeitas às autoridades. As denúncias podem ser feitas à Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim, pelo 153, ou à Polícia Militar, pelo 190.
Como pagar o IPTU?
O IPTU é cobrado sobre imóveis com construção na área urbana e tem como base o valor venal do bem. O pagamento pode ser feito nos bancos conveniados pelos canais de internet banking, autoatendimento e correspondentes bancários. No caixa convencional, a quitação é aceita apenas na Caixa Econômica Federal.
Outra opção é o pagamento via Pix, com QR Code gerado no site www.sefvotorantim.sp.gov.br. Os detalhes sobre os carnês de 2025 constam na edição nº 1.422 do jornal Município de Votorantim, disponível no portal da prefeitura. (Da Redação)