Semana será marcada por sol e tempo seco em Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra

Umidade relativa do ar também estará em declínio, com valores próximos e até abaixo dos 20%

Por Da Redação

Previsão é de céu limpo e sol brilhando forte

A primeira semana de setembro promete ser de tempo estável e predominância de sol nas cidades de Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra. Sem previsão de chuvas significativas, o destaque ficará por conta da amplitude térmica, com manhãs mais amenas e tardes de calor, além de um aumento expressivo nas temperaturas no início da semana.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Sorocaba, os próximos dias serão de céu aberto a parcialmente nublado, o termômetro fica entre 28°C e 15°C nesta quarta-feira (3). Já na quinta (4) e sexta-feira (5), a máxima será de 29°C, e mínima de 14°C e 15°C, respectivamente. No sábado (6), terá uma queda de temperatura, com registro em torno de 14°C e 22 °C.

O cenário em Votorantim será semelhante. A cidade terá manhãs frias, com mínimas de 15°C durante os dias da semana e 12°C no final de semana, enquanto as tardes ficam mais quentes, chegando a 27°C na quarta-feira e 28°C na quinta e sexta-feira. O sábado também será o dia mais fresco da semana, com máxima de 20 °C.

Em Araçoiaba da Serra, o clima seguirá estável, com marca inferior aos 15°C e marca superior aos 29°C, na quarta-feira. Na quinta-feira o termômetro deve chegar aos 29°C e o ponto mais baixo da semana será de 13°C. A temperatura deve aumentar na sexta-feira, com máxima de 30°C e mínima de 14°C. No entanto, no sábado, o tempo volta a esfriar, com o valor de 13°C e 21°C. Assim como nas cidades vizinhas, não há previsão de chuva e o tempo permanecerá seco, com sol predominante.

A ausência de precipitações e o forte calor exigem atenção redobrada da população. Especialistas recomendam hidratação constante, uso de roupas leves e proteção contra os raios solares. Além disso, a baixa umidade relativa do ar, típica deste período, pode causar desconforto respiratório, principalmente em crianças e idosos.

A umidade relativa do ar também estará em declínio, com valores próximos e até abaixo dos 20% no interior e próximas dos 40% na faixa leste e litoral. A Defesa Civil de Sorocaba destaca que essas condições de tempo, favorecem a propagação de focos ativos de incêndio. Logo, é importante evitar atividades que possam provocar queimadas. É ideal também manter-se hidratado. Com a chegada do calor mais intenso, os moradores da região devem se preparar para dias ensolarados e secos, que exigem cuidados extras com a saúde e o bem-estar. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)