MTE interdita granja após funcionário ter mãos e braço amputados em máquina de ração

A vítima, um jovem de 19 anos, sofreu o acidente na segunda-feira (25)

Por Da Redação

De acordo com o MTE, os motivos para a interdição do local incluem a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o uso de uma máquina ultrapassada e sem os dispositivos de segurança necessários, além da ausência da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) interditou uma granja localizada na altura do quilômetro 132 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Capela do Alto, na manhã desta quarta-feira (27), após um funcionário ter as duas mãos e um dos braços amputados em uma máquina moedora de ração. A vítima, um jovem de 19 anos, sofreu o acidente na segunda-feira (25).

De acordo com o MTE, os motivos para a interdição do local incluem a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o uso de uma máquina ultrapassada e sem os dispositivos de segurança necessários, além da ausência da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A empresa também foi autuada.

Este foi o segundo acidente grave do qual o órgão teve conhecimento — o primeiro ocorreu em 2023 — e, em ambos os casos, a empresa não emitiu a CAT. Pela omissão, está sujeita a uma multa de R$ 188 mil.

Para Ubiratan Vieira, chefe regional do Setor de Inspeção do Trabalho (Seint) do MTE, o acidente poderia ter sido evitado. “A máquina que lesionou o funcionário, usada para alimentar os comedouros dos frangos, frangas e galos, é muito ultrapassada e precisava ser substituída. Infelizmente, ela não possuía os equipamentos que poderiam ter evitado esse grave acidente”, explicou.

O MTE autorizou o trabalho de dois funcionários a fim de evitar a morte de mais de 20 mil frangos, antes de interditar por completo a empresa.

Em relação ao estado de saúde da vítima, o jovem saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu estado ainda é considerado grave. Ele permanece internado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Relembre o caso

Um jovem de 19 anos foi socorrido após ficar com os braços presos em uma máquina transportadora de alimentação de aves, em uma granja em Capela do Alto, por volta das 9h da manhã de segunda-feira (25).

Segundo o boletim de ocorrência, ele foi encontrado por outro trabalhador, que solicitou apoio para o resgate. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro equipes foram acionadas para atender à ocorrência.

No local, os bombeiros medicaram o rapaz ainda preso à máquina. Após o resgate, ele foi encaminhado consciente ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Conforme o MTE, o jovem teve ambas as mãos mutiladas.

Em nota inicial, a empresa, Granja Avícola Econômica Ltda., informou que o colaborador envolvido no acidente está recebendo todo o atendimento necessário, com suporte estendido também à sua família. “As causas estão sendo apuradas para a adoção de medidas preventivas e corretivas. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossa equipe”, diz o comunicado.

Após a interdição total, o Cruzeiro do Sul procurou novamente a Granja Avícola Econômica Ltda. para um novo posicionamento. Até a última atualização desta reportagem, não houve retorno. O espaço segue aberto.