Operação contra álcool ao volante fiscaliza 481 motoristas na região de Sorocaba
Detran-SP e Polícia Militar aplicam 31 autuações por recusa ao bafômetro
Uma operação realizada pelo Detran-SP em parceria com a Polícia Militar fiscalizou 481 motoristas em Mairinque e Itu, na última semana. Ao todo, 31 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro conduta que, assim como dirigir sob efeito de álcool, é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A fiscalização faz parte de uma série de ações que visam coibir a combinação entre álcool e direção, principal causa de acidentes graves no trânsito. De acordo com o CTB, tanto a recusa ao teste quanto a constatação de álcool no organismo (até 0,33 mg/l de ar expelido) resultam em multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência em até 12 meses, o valor dobra e o processo pode levar à cassação da CNH.
Já motoristas flagrados com índice igual ou superior a 0,34 mg/l são enquadrados por crime de trânsito. Além das penalidades administrativas, eles são conduzidos à delegacia e podem pegar de seis meses a três anos de prisão, conforme previsto pela Lei Seca.
Balanço estadual
As operações ocorreram simultaneamente em 28 cidades paulistas. No total, foram fiscalizados 17.078 veículos, com 416 infrações registradas: 388 recusas ao bafômetro, 26 autuações por direção sob efeito de álcool e duas por crime de trânsito.