Cão em situação de maus-tratos é resgatado em Itapetininga

A tutota foi autuada em flagrante; animal vai receber atendimento veterinário e, em seguida, disponível para a adoção

Por Da Redação

O animal foi encontrado em situação de magreza extrema e no quintal não havia comida ou água para ele

Um cão que vivia em situação de maus-tratos foi resgatado na segunda-feira (4) em Itapetininga, no bairro Vila Máximo. O trabalho foi realizado pelo Setor de Proteção Animal (SEPA), em ação conjunta com a Subsecretaria de Defesa Animal da prefeitura. A tutora do animal foi autuada em flagrante. 

Conforme a Polícia Civil, as equipes foram até o local após receberem denúncias que relatavam o abandono e negligência. Ao chegarem no imóvel, encontraram o cão em estado de magreza extrema. O quintal estava tomado por sujeira, sem qualquer recipiente com água ou alimento disponível para o animal. 

Diante da situação, a tutora foi conduzida à Delegacia de Polícia e autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos, com base no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que prevê pena de até cinco anos de reclusão.

O cachorro foi encaminhado à Subsecretaria de Defesa Animal, onde receberá atendimento veterinário. Um lar temporário será providenciado, e o animal estará disponível para adoção.

“Maus-tratos são crime e não serão tolerados. Um animal confia cegamente em quem o tutela e não pode pagar com sofrimento pela negligência de quem deveria protegê-lo. Seguiremos firmes no combate a todo e qualquer ato de crueldade”, explica a delegada responsável pelo caso, Júlia Nunes. 

Ainda segundo a encarregada, as denúncias de maus-tratos podem salvar vidas. Casos suspeitos podem ser comunicados pelos canais oficiais ou diretamente às delegacias da região.