Paraquedista morre após sofrer acidente em Boituva

A vítima, de 44 anos, bateu em um outro profissional durante a queda no ar

Por Da Redação

O salto foi realizado pela manhã nas imediações do Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva

Um paraquedista morreu neste sábado (2) após sofrer um acidente em Boituva, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Conforme a Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), a vítima bateu em um outro profissional durante a queda no ar. Segundo informações, os dois envolvidos eram experientes e os paraquedas foram abertos normalmente.

A nota da confederação explica que, durante a separação em um salto do tipo “desloc”, ocorreu a colisão entre os atletas. Segundo apurado, o joelho do outro paraquedista bateu na cabeça da vítima de 44 anos. O outro envolvido foi levado para um hospital em São Paulo e o estado de saúde dele não foi atualizado.

“A CBPq já designou um perito técnico para auxiliar nos procedimentos necessários e elaborar relatório do acidente”, informa a nota. “Reiteramos nosso compromisso com a segurança e a integridade de todos os envolvidos em nossa atividade esportiva”, finaliza o comunicado.

Outros detalhes acerca do acidente não foram informados até a publicação da matéria.

O que é

O "salto de desloc" no paraquedismo refere-se a um salto realizado com o objetivo de atingir uma determinada posição ou direção no ar, geralmente com um ângulo específico em relação à horizontal. É diferente da queda livre tradicional, em que o paraquedista busca a posição de barriga para baixo. É uma modalidade que exige mais técnica e controle do corpo, onde o paraquedista orienta seu corpo com um pitch (inclinação) para alcançar o deslocamento desejado.