Fiscalização autua 43 motoristas por infrações ligadas ao consumo de álcool em Salto
No total, 1.084 veículos foram abordados
Uma operação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) na última quinta-feira (19) resultou na autuação de 43 motoristas por infrações relacionadas à combinação de álcool e direção em um ponto de fiscalização na avenida dos Trabalhadores, em Salto. No total, 1.084 veículos foram abordados com apoio da Polícia Militar.
Durante a ação, 42 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro e um foi autuado por crime de trânsito, quando o teor alcoólico no teste ultrapassa o limite de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Esse tipo de infração pode levar à condução do motorista ao distrito policial e, em caso de condenação, a penas que variam de seis meses a três anos de prisão.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, tanto a recusa ao teste quanto a direção sob influência de álcool (até 0,33 mg/l) são consideradas infrações gravíssimas. Em ambos os casos, os motoristas são multados em R$ 2.934,70 e respondem a processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A reincidência no período de 12 meses implica multa em dobro e pode resultar na cassação do direito de dirigir.
A fiscalização faz parte das ações da Lei Seca e tem como objetivo a prevenção de acidentes relacionados ao consumo de álcool.
No mesmo período, operações semelhantes foram realizadas em outras 26 cidades do estado. Ao todo, 23.062 veículos foram fiscalizados, com 615 infrações registradas — 588 recusas ao teste do bafômetro, 22 autuações por direção sob efeito de álcool e cinco por crime de trânsito.