Homens são detidos acusados de caçar aves silvestres em Itu

No veículo dos suspeitos havia uma visgueira (armadilha para caça)

Por Da Redação

Os envolvidos e as gaiolas com os pássaros foram apresentados na delegacia de polícia

Dois homens foram detidos, acusados de caçar aves silvestres, nesta segunda-feira (10), na área rural da Estrada Parque, em Itu. Na casa dos envolvidos, foram encontrados 20 pássaros.

Segundo o Grupo Especial de Proteção Ambiental e Rural da Guarda Civil Municipal (GCM), uma equipe realizava patrulhamento preventivo quando se deparou com um veículo parado no meio da via e duas pessoas ao lado do carro.

Ao parar para verificar, localizaram uma gaiola do lado de fora do veículo, contendo um pássaro da espécie canário-da-terra, e, dentro do carro, outra gaiola com um pássaro da espécie coleirinha. Durante a abordagem, os suspeitos alegaram que estavam apenas passeando com os pássaros. No entanto, dentro do veículo, foi encontrado um pote de vidro contendo uma visgueira, armadilha utilizada para a caça de aves.

Ao serem questionados sobre os pássaros e o material, os homens informaram que havia mais aves em suas casas. A equipe foi até as residências de ambos e localizou, em uma das casas, duas aves e, na outra, mais dezesseis aves nativas, todas sem a devida autorização.

Diante dos fatos, os dois detidos, juntamente com as gaiolas e os pássaros, foram conduzidos à delegacia de polícia e apresentados ao delegado de plantão.

Caçar e manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/98.