Aves silvestres mantidas em cativeiro são resgatadas em São Roque

Os animais apreendidos foram encaminhados ao CRAS Núcleo da Floresta para passarem por reabilitação

Por Da Redação

A Divisão de Meio Ambiente de São Roque ressalta que manter essas espécies em cativeiro sem autorização é crime ambiental

Vinte aves silvestres que eram mantidas em cativeiro foram resgatadas nesta quinta-feira (27), em São Roque. A ação ocorreu na Vila Nova e Vila Irene. Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) Núcleo da Floresta, onde passam por reabilitação.

A apreensão teve início após uma denúncia sobre a posse ilegal de animais silvestres no município. Em diligências, equipes da Guarda Civil Municipal, Divisão de Meio Ambiente da prefeitura e do CRAS encontraram 18 pássaros de diversas espécies e duas araras-canindé, mantidas sem a devida autorização. 

Segundo a prefeitura, a entrega dos animais foi feita voluntariamente e como não foi constatado casos de maus tratos ou de comércio ilegal, não foi necessário instaurar processo criminal. 

A Divisão de Meio Ambiente de São Roque reforça a importância de denunciar casos de posse ilegal de animais silvestres e ressalta que manter essas espécies em cativeiro sem autorização é crime ambiental, sujeito a penalidades conforme a legislação vigente.