Chuvas causam alagamentos e interdições em Salto
Ribeirão Buru transborda, Rio Tetê tem níveis elevados e abastecimento de água é afetado
As cidades da Região Metropolitana de Sorocaba enfrentam as fortes chuvas dos últimos dias. Em Salto, a prefeitura informou, por meio de suas redes sociais, que ao menos quatro pontos da cidade estão alagados e foram interditados nesta segunda-feira (3).
O Ribeirão Buru transbordou, interditando a ponte próxima ao Condomínio Zuleika Jabour. A Estação de Tratamento de Água do Buru também foi afetada, comprometendo o abastecimento em diversos bairros. Além disso, o Rio Tietê apresenta níveis elevados, impactando ruas, residências e parques. A sede da Guarda Civil Municipal também foi atingida.
As imagens feitas por um drone evidenciam a atual situação do rio Tietê. De acordo com a Defesa Civil, o rio opera com um volume cinco vezes superior ao normal devido ao acúmulo de chuvas em janeiro, que atingiu 149,3 mm em Salto. Além disso, as precipitações registradas na Grande São Paulo também contribuíram para essa elevação.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e prestando suporte aos moradores. A prefeitura orienta a população a evitar áreas alagadas e a não transitar pelos locais afetados.