Pesquisa em Salto de Pirapora aponta liderança de Marum

Por Cruzeiro do Sul

De acordo com o registro na Justiça Eleitoral, 300 pessoas foram entrevistadas no período

Uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Ipeso, entre os dias 16 e 21 de setembro de 2024, na cidade de Salto de Pirapora, indica que Matheus Marum está na liderança na corrida para a prefeitura. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09120/2024 no dia 16 de setembro de 2024, contratada pelo candidato Matheus Marum de Campos.

Foram entrevistados 300 eleitores, representando uma amostra probabilística estratificada, proporcional ao sexo e faixa etária, e aleatória para outras características. O universo considerado incluiu homens e mulheres de 16 a 70 anos, de todas as classes sociais, credos e raças, residentes em diferentes regiões da cidade. A margem de erro é de 5,6%, com um nível de confiança de 95%.

Resultados da pesquisa espontânea

Quando perguntados de forma espontânea, ou seja, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, em quem votariam se as eleições fossem realizadas hoje, 57,3% dos eleitores declararam voto em Matheus Marum, enquanto Joelzinho Hadadd aparece com 12,7% das intenções de voto. Outros 10,3% indicaram intenção de votar em branco ou nulo, e 19,7% dos entrevistados não souberam responder.

Voto estimulado e rejeição

Na pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados, Matheus Marum ampliou vantagem, atingindo 68,7% das intenções de voto, enquanto Joelzinho Hadadd obteve 17%. Além disso, 7,3% dos entrevistados optaram por não votar em nenhum dos candidatos ou anular o voto.

Em termos de rejeição, Hadadd foi o candidato com maior índice, sendo rejeitado por 55,7% dos entrevistados, enquanto Marum foi rejeitado por 15,7%.

Divisão por segmentos

A pesquisa também trouxe dados segmentados por sexo, faixa etária, escolaridade e classe econômica. Entre os homens, Marum alcançou 60,4% das intenções de voto, enquanto entre as mulheres, o índice foi de 54,1%. Na faixa etária de 16 a 24 anos, 61,4% dos eleitores apoiaram Matheus, e na faixa dos 60 anos ou mais, esse número sobe para 63,9%.

A classe econômica DE foi a que mais expressou apoio a Matheus Marum, com 71,7% de intenção de voto, seguida pela classe C, com 59,6%, e pela classe AB, com 44,6%.

A pesquisa mostra a liderança consolidada de Marum às vésperas das eleições de 2024, porém, com uma margem de erro de 5,6%, o cenário pode sofrer alterações. (Da Redação)