Abastecimento
Itu requisita reservatórios de água como medida emergencial
A Prefeitura de Itu tomou uma medida emergencial para garantir o abastecimento de água na cidade: a requisição de 35 reservatórios particulares (lagoas e represas) por um período de 120 dias. A medida foi oficializada por meio de decreto municipal, que prevê a utilização da Guarda Civil Municipal (GCM) e, se necessário, da Polícia Militar, para garantir o cumprimento da determinação. O documento foi assinado na última quinta-feira (4) e publicado na sexta-feira (5).
Na lista constam 37 propriedades com suas fontes de água. O documento também autoriza a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) a explorar bens localizados nas áreas que são objeto da intervenção administrativa e ainda adotar providências necessárias para essas ações.
Em agosto de 2023, outro decreto similar já havia sido publicado pela prefeitura. A reincidência da ação reforçou a gravidade da situação de falta de água na cidade.
A Prefeitura de Itu confirmou que “o decreto é emitido anualmente como medida preventiva diante da situação climática vivida até a data de hoje (ontem), que contabilizava mais de 60 dias sem chuvas significantes”. Na nota, a prefeitura também informa que “independente do documento que, reforça-se, tem caráter preventivo, inúmeras medidas efetivas vem sendo tomadas pela Prefeitura de Itu desde a criação da Companhia Ituana de Saneamento (CIS)”. Com a ampliação de captações, reservatórios e manutenção de rede, novas estações de tratamento e a estrutura do sistema Utu-Guaçu já entraram em pré-operação, de acordo com a administração municipal, que também explica que o abastecimento de água na cidade prossegue normalmente.
Média de 80%
A CIS informou que, no momento, não há registro de falta de água na cidade, a não ser pontuais. “Desde 2018, a CIS - Companhia Ituana de Saneamento emite este tipo de decreto como forma preventiva no início do período de estiagem. Desta forma, mantemos o abastecimento da população diante de situações pontuais ou emergenciais”. Os reservatórios da cidade de Itu estão com média de 80%, conforme a CIS.
A companhia está operando os reservatórios com 80,9% de capacidade após as últimas chuvas. Dois deles estão em 100%: os sistemas Mombaça e Pirajibu.
A medida encontrada pela CIS para evitar a falta de água na cidade foi de “caminhões pipa que abastecem diretamente reservatórios de água tratada localizados no bairro Vila Esperança (Vila Rica) e pontualmente imóveis que não recebem água por mais de 24 horas após manutenção e/ou consumo de água elevado”. (João Frizo - programa de estágio)