RMS
Araçoiaba da Serra registra primeiro óbito por dengue em 2024
Até o momento, o município contabiliza 209 casos confirmados
** matéria atualizada às 18h41
Araçoiaba da Serra registrou o primeiro óbito por dengue do ano, nesta quarta-feira (8). A informação é do Painel de Monitoramento Dengue, produzido pelo Governo do Estado, e confirmado pela prefeitura.
A vítima é um homem, de 80 anos, morador do bairro Monte Líbado. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, ele faleceu no dia 16 de abril, em Sorocaba, mas o laudo do Instituto Adolfo Lutz foi liberado apenas hoje (8).
Até o momento, o município contabiliza 209 casos confirmados. Outros 241 pacientes com sintomas aguardam o resultado dos exames.
Atendimento
A população de Araçoiaba da Serra que sentir sintomas da dengue pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Alcides Vieira e Morros. O horário de funcionamento não foi informado à imprensa, mas dúvidas podem ser direcionadas no número (15) 3281-7160.
Entre os sintomas mais comuns da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti são febre alta -- geralmente com duração de dois a sete dias --, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Vacina
No município, a vacina contra a dengue é feita mediante agendamento. O público alvo é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Os pais e responsáveis podem procurar as UBS Morro e Alcides e USF Araçoiabinha, Jundiaquara, Bosque, Jundiacanga e Cercado, de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h30 e às sextas, das 8h às 14h30. (Thaís Marcolino)