Iperó passa a contar com sistema integrado de videomonitoramento em escolas e creches

Segundo a prefeitura, a operação funciona 24h e conta com 128 câmeras

Por Cruzeiro do Sul

As câmaras ficam uma central na Guarda Civil Municipal (GCM) de Iperó

As 19 unidades escolares de Iperó já contam com um sistema de videomonitoramento. O Centro de Monitoramento Escolar (CME) opera 24 horas por dia e tem 128 câmaras disponíveis. Os itens passarão informações em tempo real a uma central instalada na Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo a prefeitura, a medida, em funcionamento desde a terça-feira (3) tem como objetivo garantir a segurança dos alunos, profissionais das unidades, além de preservar o patrimônio público. 

O investimento foi realizado pela Prefeitura, por meio das Secretaria de Governo e da Educação, Cultura e Esportes. "A nossa premissa é é utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Estamos utilizando o videomonitoramento para inibir ações de vandalismo e até mesmo inibir brigas de alunos nas saídas e entradas das escolas e, com isso, garantir a rotina e o bom funcionamento das nossas escolas”, destacou o prefeito Leonardo Folim.

“Nossa equipe acompanhará as imagens geradas em tempo real e, assim que visualizar qualquer movimento suspeito, seja contra o patrimônio público ou que represente ameaça à integridade das pessoas, será acionada uma viatura que estiver mais próxima do local para atender a ocorrência”, pontuou o comandante da GCM, Alexandre Domingues.

O executivo municipal informou, ainda, que as rondas escolares serão intensificadas e terão atendimento específico para tal. (Da Redação com informações da Prefeitura de Iperó)