Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Comerciantes cobram ação do Conseg de Votorantim

Capitão diz que a Polícia Militar é atuante e faz prisões e pede união

26 de Outubro de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Com cartazes, comerciantes pedem ajuda das forças de segurança de Votorantim
Com cartazes, comerciantes pedem ajuda das forças de segurança de Votorantim (Crédito: WILMA ANTUNES)

 

A onda crescente de furtos contra comerciantes estabelecidos na avenida 31 de Março e no entorno estendido, em Votorantim, foi discutida ontem (26), à noite, durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), realizada na Câmara de Vereadores da cidade. A falta de segurança foi tema de reportagens do Cruzeiro do Sul nas edições de terça-feira (24) e ontem (26).

Os comerciantes participaram da reunião do Conseg e exibiram cartazes pedindo uma solução , eficaz contra a ação dos criminosos, principalmente com o aumento do policialmente à noite e madrugada.

O comerciante Wagner Santos disse que de quarta (25) para ontem (26), mais estabelecimentos foram furtados. “Ontem em uma escola e dois lava-rápidos foram furtados. Toda noite tem”, reclamou. Ele pediu a união de forças entre comerciantes, autoridades e a Prefeitura para resolver o problema.

Comerciantes relatam que mesmo medidas como a instalação de câmeras de segurança se mostram insuficientes para inibir os criminosos.

Como mostrou o Cruzeiro do Sul, até mesmo a Câmara, que sediou a reunião do Conseg ontem, foi alvo de criminosos que invadiram o prédio na madrugada de segunda-feira (23) e levaram televisões, micro-ondas e monitores de computador. Apesar da prisão de um suspeito, outras pessoas envolvidas continuam nas ruas.

Enxugando gelo

O capitão PM Rafael Casari, Comandante da 1ª Cia do 40º Batalhão da Polícia Militar de Votorantim, disse ao Cruzeiro do Sul que primeiro é necessário entender o que está favorecendo a ação desses criminosos. “Ontem teve uma prisão de dois indivíduos que furtaram um veículo. Um já tinha seis passagens e outro tinha quatro passagens pela polícia. Então, quer dizer, eles são presos e ficam soltos, são presos e ficam soltos. Praticamente, está se enxugando gelo aqui na área central”, disse o capitão.

“Tem várias coisas que estão estimulando esses moradores em situação de rua que estão aqui no local. Onde ele está dormindo, quem está alimentando, quem está favorecendo a permanência deles aqui, fazendo pequenos furtos para a utilização de droga?”, indagou o capitão.

A Polícia Militar está agindo de madrugada, principalmente, que é o horário que eles estão agindo. “Tem policiamento na área central. Tivemos operações. Fizemos flagrantes. Prendemos pessoas”, relatou o capitão Casari. Ele sugeriu que a união de forças da cidade para ajudar a inibir a ação desses criminosos. “Tem que ter uma ação conjunta social. Tem que ter assistente social para direcionar essas pessoas para um atendimento humano. Tem que ter maior presença da Polícia Militar e de outros que favoreçam a segurança pública”, enfatizou.

Em reportagem publicada na terça-feira (24), pelo Cruzeiro do Sul, a A Secretaria da Segurança Pública (SSP), informou que as polícias Civil e Militar estão intensificando suas operações para conter a onda de roubos e furtos na região de Votorantim.

O Conseg é uma entidade que tem como objetivo unir esforços para discutir, planejar e implementar ações que visam à segurança da comunidade local. O Conselho reúne membros da sociedade civil, autoridades policiais, empresários e representantes da Prefeitura. (Wilma Antunes)