Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região do Cerrado fica sem água nesta quinta-feira (06) para obra do Saae

06 de Setembro de 2018 às 07:52

O equipamento facilita a identificação de vazamentos. Foto: Secom Sorocaba

Nesta quinta-feira (06), mais uma rede que parte da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado receberá um grande medidor de precisão para aferir o volume de água distribuída e facilitar a identificação de vazamentos. Será o 17º de 18 macromedidores a serem instalados no interior da ETA do Cerrado. O penúltimo equipamento é inserido na rede que abastece parte dos bairros da região do Cerrado. Os trabalhos exigirão a suspensão na distribuição de água das 8h às 17h.

Os bairros que deixarão de ser atendidos na região do Cerrado serão: a Vila Santa Terezinha, Vila Casanova, Vila Lucy e Vila Magalhães. Segundo o Saae, durante todo o dia a água precisa ser usada com racionalidade. A autarquia sugere ainda que todas as tarefas que utilizem água e tenham condições de serem adiadas, sejam realizadas no período noturno ou no dia seguinte.

Redução de perda

Com o conjunto de macromedidores instalados em pontos estratégicos será possível averiguar os volumes de água que entram e saem de uma Estação de Tratamento, de um Centro de Distribuição (reservatórios) ou de um bairro ou região, possibilitando determinar exatamente o quanto se perde de água tratada e o trecho onde há algum vazamento, facilitando assim o trabalho de detecção e correção do problema.

A redução da perda do volume de água influencia positivamente no bolso do cidadão, já que toda a água tratada que se desperdiça consumiu produtos químicos no processo de tratamento e energia elétrica no bombeamento para a distribuição. A diminuição das perdas ainda têm reflexo direto na preservação dos mananciais, pois deixa de ser necessário retirar da natureza o volume que atualmente se perde em vazamentos. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)