Sorocaba e Região

Obra deixa a região central de Sorocaba sem água nesta quarta-feira (05)

Deixam de ser abastecidas as regiões do Jd. Vergueiro, Casa Nova, Santa Lucinda, Vila Saúde e Jd. Saíra
Bairros não terão abastecimento de água hoje
Moradores na área central terão fornecimento de água suspenso entre 8h e 17h. Crédito da foto: Rafael Baddini / Secom – Sorocaba

O Saae Sorocaba instalará nesta quarta-feira (05) mais um medidor de precisão na rede de distribuição que atende toda a região central da cidade. O macromedidor será instalado em um trecho da tubulação no interior da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado. Para que os trabalhos sejam realizados haverá a suspensão do fornecimento de água das 8h às 17h para a região central.

Além do centro, deixam de ser abastecidas hoje as regiões do Jardim Vergueiro, Casa Nova, Santa Lucinda, Vila Saúde e o Jardim Saíra. O Saae-Sorocaba recomenda à população que reside nessas áreas a garantirem que os reservatórios de seus imóveis estejam cheios antes das 8h. Durante todo o dia a água precisa ser usada com racionalidade e todas as tarefas que usam água e tenham condições de ser adiadas, sejam deixadas para serem realizadas no período noturno ou amanhã.

Leia mais  Bancos decidem prorrogar o vencimento de dívidas

Reduzir perdas

A redução da perda do volume de água influencia positivamente no bolso do cidadão, já que toda a água tratada que se desperdiça consumiu produtos químicos no processo de tratamento e energia elétrica no bombeamento para a distribuição. A diminuição desses custos contribuem para que os reajustes tarifários possam ser inferiores. E ainda tem reflexo direto na preservação dos mananciais, pois deixa de ser necessário retirar da natureza o volume que ao invés de continuar vazando passa a abastecer a população.

Esse será o 16º macromedidor dos 18 previstos para serem instalados no interior da ETA Cerrado. Com o conjunto de macromedidores instalados em pontos estratégicos será possível averiguar os volumes de água que entram e saem de uma Estação de Tratamento, de um Centro de Distribuição (reservatórios) ou de um bairro ou região, possibilitando determinar exatamente o quanto se perde de água tratada e o trecho onde há algum vazamento, facilitando assim o trabalho de detecção e correção do problema. (Secom Sorocaba)

Comentários