Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reabertura e Dia da Mães animam o comércio

20 de Abril de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Reabertura e Dia da Mães animam o comércio Consumidor voltou às compras. Medidas de segurança sanitárias estão sendo respeitadas nas lojas. Crédito da foto: Fábio Rogério (19/4/2021)

O setor de comércio e serviços e shoppings aprovaram a reabertura das lojas e estabelecimentos considerados não essenciais desde domingo (18), com o início da fase de transição do Plano São Paulo, no horário das 11h às 19h. O motivo é a proximidade com a segunda data mais importante do ano para os comerciantes, o Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio.

Em Sorocaba, ontem (19), foi o primeiro dia da reabertura do comércio em geral no Centro, já que no domingo as lojas não abrem. E alguns consumidores aproveitaram para fazer compras. Já os shoppings abriram as lojas no domingo, mas o movimento ficou dentro da capacidade permitida atualmente, que é de 25% do total.

Para a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), a fase de transição traz alívio ao setor de comércio e serviços da cidade e de Votorantim, principalmente aos considerados não essenciais.

O presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze, acredita que os cuidados com a questão da saúde são extremamente importantes e todos devem continuar respeitando os protocolos. “Porém, não dá para ignorar a questão econômica e a crise instaurada para alguns segmentos. Saúde e economia devem caminhar juntas”, afirma Reze.

O empresário destaca ainda que esta nova fase é um avanço para o setor que está fragilizado e com dificuldades de sobrevivência.

Para o comércio em geral, a reabertura também é importante por conta da proximidade da segunda melhor data do ano para as vendas, que é o Dia das Mães.

Outro alívio para o setor, é que a fase de transição permite, a partir do próximo sábado (24), a reabertura das demais atividades comerciais e de serviços, como restaurantes e similares, salões de beleza e barbearias, atividades culturais (cinemas, teatros e museus), parques, clubes e academias. O horário de funcionamento também será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h, e das 15h às 19h.

No entanto, a fase de transição ainda possui algumas medidas restritivas, como o toque de recolher das 20h às 5h. Além da determinação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais, assim como o escalonamento de horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústria.

Conforme o governo estadual, a próxima atualização do Plano São Paulo tem previsão para ser realizada no dia 1 de maio.

Shoppings reabriram no domingo

Os shoppings de Sorocaba e de cidades da região reabriram suas lojas no domingo (18), de acordo com as novas regras da fase de transição. No início da tarde de ontem, os clientes do shopping Cidade Sorocaba, na zona norte, tinham aferidas suas temperaturas antes de entrarem no empreendimento.

A gerente de marketing do shopping, Juliana Ramon, disse que a expectativa é otimista com a retomada gradual das atividades do estabelecimento, e que o local segue todas as medidas preventivas para oferecer segurança aos clientes. “Temos aferição de temperatura, tapetes de higienização para os calçados, dispositivos com álcool gel, uso obrigatório de máscara, portas abertas para maior ventilação, marcação no solo para distanciamento social, controle de fluxo de pessoas também nos elevadores e nas escadas rolantes, e informativo para a população sobre formas de higienização e prevenção da Covid-19”, destaca.

Ela afirma que a reabertura neste momento é positiva e que o setor espera que não ocorram novos fechamentos, sobretudo com a proximidade do Dia das Mães.

O shopping Iguatemi Esplanada, na zona sul, informa que também passou a atender o público diariamente, das 11h às 19h, desde o domingo (18). “O Iguatemi Esplanada reforça que segue as determinações das autoridades competentes e todos os protocolos de saúde e proteção estão sendo adotados como uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, tapetes sanitizantes nas entradas para a desinfecção dos solados dos calçados, reforço das rotinas de limpeza, álcool em gel à disposição”, informa. (Ana Cláudia Martins)