Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reabertura do comércio será gradual e setorizada nas cidades do interior

19 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Reabertura será gradual e setorizada Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a reabertura do comércio em geral deve ocorrer primeiro no setor varejista. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/5/2020)

O plano regional de retomada da atividade econômica nos 48 municípios do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16) será setorizado e em fases. O detalhamento do projeto foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em entrevista na manhã desta segunda-feira (18) no Jornal da Cruzeiro, da Cruzeiro FM 92,3.

Segundo ele, a reabertura do comércio em geral em Sorocaba e nas 47 cidades da região deverá ocorrer primeiro pelo setor varejista, na sequência os bares e restaurantes e, em seguida, academias entre outros setores. Vinholi disse ainda que a regra para a retomada é o escalonamento das atividades por setores e que a reabertura será igual para toda a região de Sorocaba, já que o sistema de saúde é regional. “Dentro disso, nós chamamos de uma volta regionalizada, faseada e setorizada. Portanto, estamos dialogando e programando quais são os setores que vão ter uma reabertura primeiro, e daí a gente vai faseando isso de acordo com as datas”, disse.

[irp posts="237858" ]

 

Retorno gradual

Conforme o secretário, o retorno será gradual, ou seja, algumas atividades com menos risco no início, como, por exemplo, o comércio varejista. “Na sequência, bares e restaurantes, que têm um pouco mais de risco, e em seguida academias, que têm um risco um pouco maior. Então, nós estamos tocando o modelo que é entendido pela medicina internacionalmente, e pela economia também, como possível de ser aplicado, não tem milagre nesse sentido”, destacou Vinholi. De acordo com ele, porém, até o momento não existe uma data definida para a retomada das atividades econômicas e a quarentena segue até o próximo dia 31 de maio, conforme decreto estadual.

O plano regional ainda está em discussão entre os prefeitos da região e o governo estadual, por meio das reuniões do Conselho Municipalista. O grupo foi criado com o objetivo de pactuar decisões regionalizadas de flexibilização da quarentena e retomada da economia no Estado, seguindo determinação da ciência e saúde. Na região de Sorocaba, a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), é a representante regional. A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) ficou de entregar o plano regional para a prefeita de Sorocaba na última sexta-feira, dia 15. Em em seguida, Jaqueline encaminharia o documento para os demais prefeitos da região.

“Dia D”

Apesar de não ter uma data definida para o início da retomada das atividades econômicas, a reabertura do comércio em geral é chamada de “Dia D”, pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.

[irp posts="200519" ]

 

Segundo o secretário Vinholi, o “Dia D” é uma regra para todos os prefeitos. “Assim que os parâmetros forem atingidos, será possível fazer a retomada gradual da economia, com cuidado. Temos exemplos de países que seguiram esse procedimento e foram bem-sucedidos. Quem não seguir, não será possível a flexibilização antecipada”, afirmou.

Conforme ele, o “Dia D” será possível quando a região de Sorocaba, por exemplo, apresentar 14 dias consecutivos de declínio no número de casos e taxa de ocupação de leitos inferior a 60%, além da taxa de isolamento social entre 55% a 60% “No dia que nós tivermos a reabertura dos restaurantes, por exemplo, os restaurantes de Sorocaba, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Votorantim, entre outras cidades, vão abrir no mesmo dia. A discussão é para que seja no mesmo dia na região como um todo”, diz. Contudo, alguns prefeitos da região ressaltaram preocupação com o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermagem, e pedem apoio do Estado para cumprirem as regras.

Ainda de acordo com o secretário estadual, após a apresentação dos planos regionais, elaborados pelos prefeitos e de acordo com as peculiaridades de cada região, eles serão adaptados ao Plano São Paulo. “O objetivo é para que haja uniformidade de ações”, disse Vinholi. Os planos regionais foram apresentados ao governo estadual em reunião do Conselho Municipalista ocorrida ontem. (Ana Cláudia Martins)