Sorocaba e Região

Rádio Cruzeiro FM completa 23 anos de operação com programação variada

O compromisso é contribuir com o desenvolvimento de Sorocaba e região com função de utilidade pública

 

Márcio Corrêa, coordenador artístico e Fábio Andrade, coordenador de jornalismo da rádio. Foto: Fábio Rogério

A rádio Cruzeiro FM 92,3 comemora neste domingo (11) 23 anos de operação. Sua primeira transmissão aconteceu em 1995 e foi motivo de muitas comemorações entre seus idealizadores. Desde a sua concepção, ocorrida antes em 1989 —, os diretores da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, a mantenedora da emissora, tinham a preocupação de oferecer um produto de qualidade para Sorocaba e região a título de utilidade pública.

“O objetivo dos idealizadores era disponibilizar nas ondas do rádio uma grade de programação com bons conteúdos, surgindo assim os programas culturais, educacionais e de informação”, afirma o presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, o empresário Alexandre Latuf.

Criada com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento de Sorocaba e região e com a propagação do conhecimento e da informação no dia a dia, a Cruzeiro FM começou a despontar como mais uma boa opção para que os ouvintes pudessem acompanhar todos os dias pelo rádio, na frequência 92,3 Mhz, notícias, entretenimento, cultura, educação e música.

“Atualmente, com uma programação recheada de produtos com qualidade associados a equipamentos e estrutura de última geração e uma equipe de jornalistas preparada e capacitada, a Cruzeiro FM entrega a seu público um produto lapidado e melhorado ao longo de todos estes anos”, observa Latuf.

Compromisso com a verdade

“Aqui, na Cruzeiro FM, você encontra um jornalismo ético, verdadeiro, independente, sério, sensível e totalmente humano”, diz o coordenador de jornalismo da rádio, o jornalista Fábio Andrade.

Além do jornalismo influente e transformador, a Cruzeiro FM, como lembra o coordenador artístico da rádio, Márcio Corrêa, traz em toda a sua grade de programação, músicas, programas culturais e temáticos aliados a campanhas proativas e eficientes pensadas sempre no ouvinte e nos apoiadores culturais. “Nosso objetivo sempre é aproximar cada vez mais a rádio do ouvinte. É como se pegássemos na mão do nosso ouvinte e o conduzíssemos. Buscamos sempre o melhor tanto para nossos ouvintes quanto para nossos apoiadores culturais.”

Campanhas tais como Motorista e Motociclista Legal, realizadas há dez anos, e ações específicas voltadas para a preservação de reservas e recursos naturais, de combate às drogas, entre outras ações promocionais de entretenimento e formadoras de opinião compõem um rol de cuidado e atenção a cada ouvinte com o único fim de incluir a Cruzeiro FM como membro das famílias sorocabanas e da região.

Universo de comunicação

Corrêa dá ênfase a colunas importantes que percorrem a programação da rádio ao longo do dia como Mobilidade Urbana, Economia e Negócios, Auto Papo, Poder e Política, Agenda Cultural, além de quadros de entrevistas e de conteúdo de valor, que são pilares destinados ao conhecimento, à moral e cívica, e, por conseguinte, à formação do cidadão.

O universo dos esportes também é outra face da Cruzeiro FM. Pioneira na transmissão de jogos de futebol ao vivo, a emissora acompanha de perto cada passo do São Bento, o clube sorocabano.

De segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 19h, o ouvinte tem acesso a todas as informações sobre os esportes no programa Esporte Total. Nas transmissões de jogos ao vivo, o público acompanha todas as informações passadas pela equipe da Jornada Esportiva.

E é por esse compromisso com cada um dos ouvintes, com a cultura, educação e meio ambiente, que a Cruzeiro FM chega a seus 23 anos em pleno funcionamento, sempre buscando melhorar a plástica da rádio. “E tudo o que conquistamos hoje e que a gente vem buscando para melhorar cada vez mais o universo do rádio contamos sempre com a pronta colaboração e apoio dos nossos diretores e conselheiros. É, assim, com um grupo sintonizado que a Cruzeiro FM conquistou o espaço que vem ocupando ao longo destes 23 anos”, finaliza Corrêa.

Tecnologia e estrutura são prioridades

Ao longo destes anos, a rádio Cruzeiro FM 92,3 vem-se mantendo atualizada em todos os aspectos. “Investimentos em tecnologia, na estrutura, nos equipamentos e, claro, nos profissionais que atuam na emissora são prioridade na Cruzeiro FM”, afirma o presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, o empresário Alexandre Latuf. Entre os grandes investimentos, Latuf destaca a aquisição de um novo transmissor de última geração que melhorou a recepção do sinal da rádio, inclusive ampliando a cobertura da emissora.

Presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, o empresário Alexandre Latuf – Foto: Divulgação

Multiplataforma, a Cruzeiro FM também está na vanguarda da tecnologia digital. Por meio de seu site, das mídias sociais e aplicativos para celulares e tablets, a emissora chega a seu público em qualquer lugar do mundo. “A Cruzeiro FM foi pioneira na implantação do WhatsApp como forma de comunicação rápida com o ouvinte. Esse aplicativo permitiu uma aproximação ainda maior do nosso ouvinte, que colabora de todas as formas para a produção e melhoria do serviços oferecidos pela Cruzeiro FM”, destaca.

Novas instalações

Em 2012, a Cruzeiro FM mudou de endereço e renovou-se tecnologicamente, inclusive melhorando os espaços para receber convidados e ouvintes. Hoje, a emissora funciona em um prédio com dois pavimentos, ao lado do jornal Cruzeiro do Sul, no Alto da Boa Vista, facilitando ainda mais a sinergia entre os dois veículos.

São quatro estúdios com equipamentos técnicos de qualidade, incluindo um estúdio com acessibilidade. Uma sala de reuniões abriga os profissionais da emissora, onde podem promover uma série de encontros, audiências, reuniões, a fim de buscar o melhor resultado para os ouvintes.

Na redação, uma equipe de profissionais de comunicação fica concentrada na produção de todos os radiojornais, inclusive colaborando com a produção de programas independentes e do esporte. “Aliás, obtivemos uma conquista neste ano, criando uma sala exclusiva, com televisão, microfones, mesa, decoração para atender melhor os trabalhos desenvolvidos pela equipe de esportes. Dessa sala-estúdio exclusiva para a utilização da equipe de esportes, os profissionais conseguem fazer transmissões ao vivo”, ressalta Latuf.

Inovação tecnológica

No ano passado, a Cruzeiro FM foi vitoriosa na opinião dos ouvintes do prêmio de inovação tecnológica promovido pelo Parque Tecnológico de Sorocaba. A emissora conquistou o primeiro lugar do voto popular na execução do primeiro estúdio móvel no shopping Iguatemi. Foi a primeira rádio pop-up store do Brasil. “É a rádio funcionando como rádio dentro de um espaço de loja. Foi bastante interessante e teve a aprovação de todo mundo. Ficaríamos 15 dias, porém, a diretoria à época do Eduardo Cardum decidiu estender por mais uma quinzena, dado o grande sucesso que foi”, descreve Latuf.

“Nós, da rádio Cruzeiro FM funcionários, diretores e conselheiros —, agradecemos você, ouvinte, pela preferência de sempre e por nos conceder o seu voto de confiança e credibilidade para que juntos possamos colaborar com a transformação de uma sociedade cada vez melhor. Muito obrigado por nos conceder o privilégio de fazer parte da sua vida todos os dias!”, enaltece Latuf.

Comentários
Assuntos