Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rachaduras surgem em rua de Sorocaba e Saae busca causa da erosão

25 de Setembro de 2019 às 18:42

Saae de Sorocaba busca causa de erosão em rua do Júlio de Mesquita Filho Funcionários do Saae durante trabalho na rua João Batista Machado. Crédito da foto: Secom Sorocaba (25/9/2019)

Um trecho da rua João Batista Machado, no bairro Júlio de Mesquita Filho, apresenta rachaduras no pavimento. Funcionários do Saae de Sorocaba buscam identificar a causa do deslocamento do solo.

A possível movimentação do solo pode ter provocado o aparecimento de rachaduras nas calçadas. As áreas externas de duas casas também foram afetadas.

Os imóveis precisaram ser preventivamente interditados pela Defesa Civil de Sorocaba. A entidade continua monitorando a situação das casas. Houve a necessidade da suspensão do fornecimento de energia no local e também a interdição de parte da rua.

Aparecimento da rachadura

No final da manhã desta quarta-feira (25), o Saae e a Defesa Civil foram acionados. Eles foram atender uma ocorrência relacionada ao surgimento de uma longa rachadura no asfalto da rua João Batista Machado.

A autarquia deslocou técnicos e engenheiros das áreas de esgoto e drenagem para tentar identificar o que poderia ter provocado a trinca e as fissuras no solo. O problema fica em uma área de mata próxima ao leito da rua também localizadas pelos funcionários do Saae.

Rachaduras surgem em rua de Sorocaba e Saae busca causa da erosão Trecho da rua foi interditado pela Defesa Civil. Crédito da foto: Secom Sorocaba (25/9/2019)

Rua sem vazamento

De acordo com o diretor-geral do Saae, Mauri Pongitor, durante a inspeção as equipes não detectaram nenhum vazamento. Também não identificaram qualquer outro problema relacionado ao esgoto e sistema de drenagem do local que pudesse ter provocado a erosão. “A via foi interditada e nossos profissionais continuam apurando as causas desse solapamento. Também foram adotadas medidas para estabilizar o terreno, como a retirada de terra e a realização de cortes e aterros no terreno”, disse Pongitor.

A Defesa Civil também esteve no local. Após avaliação dos técnicos, fez a interdição preventiva e parcial de dois imóveis que apresentaram rachaduras em suas áreas externas.

“Por enquanto estamos monitorando a situação, amanhã (quinta-feira) retornaremos para uma nova avaliação dos imóveis”, explicou o coordenador geral Alexandre Lima. As famílias que tiveram os imóveis atingidos foram esclarecidas sobre os motivos das interdições e orientadas, caso percebam evolução das rachaduras, a entrar em contato com a Defesa Civil, pelo número 199. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="65364" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos