Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quinzinho reabilita e devolve 22 animais à natureza

28 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Quinzinho reabilita e devolve 22 animais à natureza Antes de retornarem à vida livre, os bichos receberam cuidados e tratamentos necessários da equipe técnica do zoológico. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba (26/2/2021)

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou, na manhã de sexta-feira (26), a soltura de 22 animais no Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade Marco Flávio da Costa Chaves, após receberem cuidados especiais no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Foram devolvidos à natureza 14 corujinhas-do-mato, duas maritacas, duas rolinhas, dois gambás-de-orelha-branca, uma cascavel e um lagarto teiú.

Esse é um dos trabalhos realizados pela equipe do zoo e já é a terceira ação de soltura no ano. De forma voluntária, o Quinzinho atua com esses animais que chegam machucados e, muitas vezes, com risco de morte, seja por meio da Polícia Ambiental ou do Corpo de Bombeiros, cumprindo uma de suas principais funções, que é a preservação das espécies. Lá, os animais recebem todos os cuidados e tratamentos necessários da equipe técnica do zoo, antes de retornarem à vida livre.

Toda a ação foi acompanhada pelo secretário da Sema, Antonio Prieto. “Essa foi a terceira soltura realizada neste ano. No dia 20 de janeiro, levamos 15 animais à Flona de Ipanema, em Iperó. E, na última segunda-feira (dia 22), soltamos mais cinco animais na mata do nosso zoo”, explica o secretário. Na Flona de Ipanema, foram levados dois quiriquiris, um gavião-carijó, dez gambás-de-orelha-branca, um cachorro-do-mato e um caxinguelê. Já, na mata do zoológico, foram três exemplares de bem-te-vi, um sabiá-poca e uma corujinha-buraqueira.

Um dos animais devolvidos à natureza, o lagarto teiú chegou ao zoo no ano passado, após ter sido acidentalmente atropelado. A equipe técnica do zoo realizou todos os cuidados, incluindo uma cirurgia para colocar uma placa na pata dianteira para a sua reabilitação.

Como funciona

Quinzinho reabilita e devolve 22 animais à natureza Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba (26/2/2021)

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade informa que o zoo recebe animais feridos ou com risco de morte por inúmeros motivos, além de filhotes que, por alguma razão, ficaram órfãos e necessitam de cuidados especiais. A recuperação desses animais demanda tempo e dedicação da equipe técnica.

Já, a decisão de realizar a soltura ocorre após uma avaliação criteriosa do corpo técnico do zoo, em que são ponderados alguns aspectos, como a boa saúde dos animais, a espécie ser da região de Sorocaba, a fácil adaptação ecológica a diferentes ambientes, local de soltura seguro, entre outros. Todas as solturas são autorizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no Estado de São Paulo.

O Quinzinho de Barros é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada existente. Além do lazer para o público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno. O parque está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.5454. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos