Buscar no Cruzeiro

Buscar

PTS sedia primeira edição do projeto Mulheres que Lideram

27 de Março de 2019 às 21:45

PTS sedia primeira edição do projeto Mulheres que Lideram A jornalista Giuliana Morrone falou sobre liderança feminina e o papel da mulher na sociedade. Crédito da Foto: Erick Pìnheiro

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediou, nesta quarta-feira (27), a primeira edição do projeto Mulheres que Lideram. O evento contou com uma palestra da jornalista Giuliana Morrone, que falou sobre liderança feminina e o papel da mulher na sociedade. Comemorativa ao mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a ação marca o lançamento do projeto que reúne 25 mulheres de diversas áreas de atuação, que foram selecionadas para receber a homenagem e integrarem um grupo que deve promover encontros, treinamentos relacionados a empreendedorismo, liderança, motivação, entre outros.

[irp posts="94643" ]

 

“É uma homenagem a todas as mulheres empreendedoras do nosso município que ajudam a construir a nossa economia e a nossa história”, explicou Roberto Freitas, presidente do PTS. Dentro do projeto, o parque deverá oferecer apoio para que o grupo desenvolva ações. “Nós estamos aproveitando essa homenagem para que a gente crie um grupo de empreendedoras que possa criar outros projetos. Projetos empreendedores, sociais, de colaboração. Nós acreditamos que esse é o primeiro grupo, pretendemos que esse evento se estenda durante outros anos”, diz.

O prefeito José Crespo (DEM) e a primeira-dama Lilian Crespo — uma das homenageadas — também falaram durante a celebração. Antes da palestra, Giuliana se reuniu com as homenageadas do projeto e se disse encantada com as empreendedoras.

Força feminina

Giuliana Morrone palestrou para um auditório lotado, com quem compartilhou experiências de sua carreira e destacou exemplos de mulheres líderes, como Michelle Obama. A jornalista ainda abordou temas como violência contra as mulheres e machismo, destacando a frase da filósofa Simone de Beauvoir: “O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos”.

Com essa frase, ela apontou casos de violência contra a mulher retratados na mídia e comentários machistas feitos nas redes sociais pelas próprias mulheres contra as vítimas. “É importante fazer uma reflexão com a gente mesma sobre o nosso posicionamento na sociedade como mulheres, como criamos nosso filhos”, disse. Giuliana é jornalista, repórter de política e editora, atualmente apresenta o Bom dia Brasil da TV Globo.

Grupo destaca potencial de ações

As participantes do projeto Mulheres que Lideram destacaram a diversidade do grupo e o potencial de ações da iniciativa. “O grupo selecionado é das mais diversas atuações na sociedade. Acredito que cada uma, dentro de sua área de trabalho, vai levar adiante o que estamos começando aqui hoje”, afirmou Maria Dorotea Senger Cezar, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

Maristela Honda, vice-presidente do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), ressaltou a troca de experiências que ocorrerá no projeto e destacou a importância da união. “Acho que a liderança feminina é tudo que você pode fazer para a sociedade com proposta e propósito. Trabalhar com afinco, formando grupos de pessoas que tenham vontade de melhorar a nossa sociedade”, disse.

A empresária Lilian Mello Arjona Bertin, avalia que as mulheres desenvolvem liderança, no mercado de trabalho ou em casa, com competência e garra. Para ela, participar do projeto é motivo de honra. “É um privilégio e ao mesmo tempo uma responsabilidade”, afirma. Marta de Gennaro, da Gráfica Paratodos, acredita que a liderança feminina é resultado de muito esforço. “É um reconhecimento do trabalho da mulher, porque a mulher cada vez mais se desponta em todos os setores que ela decide se colocar”, disse.

Para Claudia Leschonski, médica veterinária e docente da Universidade de Sorocaba (Uniso), o século 21 é sobre inteligência emocional e, nesse contexto, a capacidade agregadora e intuitiva das mulheres, será importante a contribuição da liderança feminina. “Fiquei muito orgulhosa e agradecida (por participar), e também um pouco surpresa, porque Sorocaba é uma cidade tão rica de cultura, de pessoas e de riquezas várias intelectuais, materiais e sociais. Quem escolheu as 25 mulheres teve um trabalho muito duro”, disse.

Homenageadas

As homenageadas foram: Lilian Crespo, Andressa Itri, Camila Hartkoff, Cláudia Regina André de Moura, Claudia Leschonski, Elizaine Riemer, Eliana Duek, Fabiana Alves Ribeiro, Fátima Aparecida Pereira da Silva, Flávia Souto Lessa, Leontina Amancio do Amaral Ferreira, Lilian Mello Arjona Bertin, Livia Pinheiro, M. Angela Puertas Costa, Maria Cristina Storopoli, Marcia Aparecida Marques de Abreu Estanislau, Márcia Gomes Stancker Leal, Maria Dorotea Senger Cezar, Maria Ikeda, Maristela Honda, Marta de Gennaro, Mary Pavlovsky, Terezinha Lembo Fernandes, Thais Beldi e Vania Silva. (Priscila Fernandes)