Sorocaba e Região

Prosseguem obras para ampliar ETE

Prosseguem obras para ampliar ETE
Ampliação da ETE Pitico está na fase de concretagem de tanques. Crédito da foto: Divulgação / Saae – Sorocaba

Após a conclusão do projeto executivo, as intervenções para a ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto Pitico (ETE Pitico) estão, atualmente, com a execução das escavações, fundações e concretagem dos novos tanques que vêm sendo implantados.

Colocada em operação em junho de 2009 e localizada na região do Parque São Bento, a ETE Pitico recebe e trata o esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da avenida Itavuvu e à direita da avenida Ipanema.

Conforme os projetos contratados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, as obras consistem no acréscimo de mais três linhas de tratamento à unidade, que se somarão às duas atualmente existentes.

Antes desta ampliação, a fase líquida da ETE Pitico contava com dois tanques de aeração, dois decantadores e dois adensadores. Com a ampliação em andamento serão anexados mais quatro tanques de aeração, outros três decantadores e três adensadores, além de uma nova estrutura de gradeamento e desarenação.

Já para a fase sólida, quando ocorre o processamento do lodo resultante do tratamento do esgoto, a unidade ganhará mais uma estrutura de desidratação e de inertização. A unidade também terá reservatório elevado, de 88 mil litros, que armazenará água potável e de reuso resultante do tratamento de esgoto e necessária para algumas operações dentro da ETE. (Da Redação, com informações do Saae-Sorocaba)

Comentários