Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programa Futuro Cientista vai reunir estudantes em Sorocaba

03 de Março de 2020 às 00:01

UFSCar está em busca de pequenas cientistas Crédito da foto: Pixabay

Será realizado no próximo sábado (7), o Encontro Regional do Programa Futuro Cientista (PFC), que reunirá 460 estudantes de escolas estaduais e municipais de Sorocaba e outros cinco municípios paulistas. O evento acontecerá no campus da UFSCar Sorocaba, das 9h às 17h. O PFC é coordenado pelo Prof. Dr. Fabio de Lima Leite.

Segundo Ariana de Souza Moraes dos Santos, diretora-executiva do PFC, durante a cerimônia serão realizadas várias atividades lúdicas conforme a idade escolar dos alunos e haverá também a entrega de premiações referentes ao ano letivo de 2019.

O PFC, explica, é uma tecnologia social certificada que visa soluções efetivas de transformação social, promovendo a inclusão socioprodutiva, desenvolvimento sustentável e educação inclusiva, buscando prover as condições necessárias para o êxito do jovem talento em seu percurso escolar, até o ensino superior.

[irp posts="120244" ]

 

Ao longo do ano, explica, os estudantes selecionados realizam atividades no contraturno escolar e participam de duas maratonas de conhecimento, concurso de redação e clube de ciências. “Cada escola participa com 20 alunos, que são selecionados com o auxílio de professores e da direção, priorizando alunos de baixa renda”, explica.

Ela diz que o programa traça um plano de vida para o adolescente, permitindo que jovens promissores ou aqueles potenciais talentos, em situações de vulnerabilidade, tenham acesso à Universidade, consolidando a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Para a seleção, Ariana destaca que as escolas precisam levar em conta critérios como desempenho acadêmico e assiduidade, condição socioeconômica e comportamento. “No encontro regional entregaremos as premiações para os alunos e as escolas que se destacaram”, contou. Entre as premiações, além de medalhas e troféus, há a entrega de viagens e livros aos participantes.

Em Sorocaba as escolas participantes são as estaduais Professora Escolástica Rosa de Almeida e Professor Renato Sêneca de Sá Fleury. Os outros municípios participantes são Iperó, Cesário Lange, Salto de Pirapora, Tatuí e Anhembi. (Da Redação)