Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programa do Sebrae vai capacitar 1,1 mil mulheres

10 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Programa do Sebrae e FUA vai capacitar 1,1 mil mulheres Alexandre Martins: inclusão social e empreendedorismo. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (26/4/2019)

O Sebrae irá capacitar 1,1 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social dos 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), por meio do “Programa 1.000 mulheres, Construindo Negócios de Impacto Social”. O projeto tem a parceria da Agência Metropolitana de Sorocaba, e o apoio institucional da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

O programa será lançado em Sorocaba nesta quinta-feira (12), às 10h, no auditório do jornal Cruzeiro do Sul, pelo superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, e pelo gerente regional do escritório local, Alexandre Martins.

O evento irá reunir prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas, secretários municipais, presidentes de ongs, coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outras lideranças, que deverão atuar como parceiros do programa.

Programa 100 Mulheres

Segundo o gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, o objetivo do Programa 1000 Mulheres é promover a inclusão social e apresentar o empreendedorismo como opção de geração de trabalho e renda, transformando a vida daquelas que desejam ser protagonistas de sua própria história.

[irp posts="202555" ]

 

O gerente disse ainda que a proposta é capacitar mulheres da RMS, divididas por grupos, identificadas com perfil empreendedor e que tenham interesse em negócios que gerem impactos sociais.

Já o superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, destacou que o projeto nasceu com uma meta de capacitar mil mulheres até o fim de 2019 no “piloto” na Capital, mas dobrou a meta em apenas dois meses, com fila de espera nos cursos.

Capacitação em 5 dias

Na primeira fase, elas terão 20 horas de capacitação em cinco dias consecutivos, gratuitamente, com certificado nos temas empoderamento feminino, negócios de impacto social, planejamento, comportamento empreendedor, finanças de negócios e pessoais, vendas e inovação.

Na segunda fase, as mulheres participarão, em parceria com instituições privadas, que investem na inclusão social, de uma fase de aceleração, elaboração de projeto e apresentação de suas ideias. Essa etapa terá um evento que será realizado no fim do ano. Em seguida, a terceira fase envolve microcrédito, formalização do MEI e acesso a mercado.

O programa é voltado para mulheres em situação de rua, idosas, imigrantes, indígenas, negras, pessoas com deficiência, refugiadas, transgêneros, vítimas de violência, dentre outras.

[irp posts="147599" ]

 

Economia regional

“O programa quer transformar a vida de mulheres que desejam ser protagonistas de sua própria história, realizando sonhos por meio da inclusão social. Além de contribuir com o fortalecimento local para a melhoria nos indicadores econômicos da região, em parceria com as instituições que atuam com as desigualdades sociais”, destaca Alexandre Martins.

O auditório do jornal Cruzeiro do Sul fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. Mais informações sobre o programa pelo telefone: (15) 3229-0270, opção 4. (Ana Cláudia Martins)