Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programa Agro Legal auxilia a regularização ambiental de propriedades

29 de Setembro de 2020 às 00:01

Programa Agro Legal auxilia a regularização ambiental de propriedades Produção agropecuária eficiente deve ser feita com proteção ambiental. Crédito da foto: Divulgação / Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Programa Agro Legal chega para enfrentar um dos desafios do agronegócio: melhorar a eficiência produtiva, conservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, otimizar os recursos disponíveis.

Por isso, a sustentabilidade do setor e o acesso brasileiro a novos mercados passam, obrigatoriamente, pela aplicação do Código Florestal, com a regularização ambiental das propriedades.

Essa foi a tônica do encontro on-line do quarto episódio do projeto Caminhos do Agro SP, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado em conjunto com a TV Cultura, InvestSP, Fundag e a iniciativa privada.

Agro Legal e a eficiência do negócio

A iniciativa apresentou algumas das iniciativas para que se concilie uma produção agropecuária eficiente com uma proteção ambiental eficaz.

Conduzida pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, o evento contou com a participação do assessor de Assuntos Socioambientais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), João Adrien, e do presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcello Brito.

Segundo Junqueira, a Regularização Ambiental é um tema fundamental para o futuro do agronegócio brasileiro, tendo como protagonista o produtor rural. A pauta, em destaque nos últimos meses, trata de uma realidade que precisa de respeito e, sobretudo, aplicada na prática.

Meio ambiente é destaque no mundo

“O tema ambiental encontra-se em destaque no mundo, principalmente devido aos incêndios que tivemos recentemente. Precisamos apresentar um caminho para obter o equilíbrio entre a produção agropecuária e a proteção ambiental. E para isso, o produtor rural é o protagonista responsável pelo desenvolvimento sustentável do agronegócio”, afirmou o secretário.

O Código Florestal brasileiro é um dos mais modernos e rigorosos do mundo, mas ainda existe muita dificuldade de implementação da lei pelos produtores. De acordo com Marcello Brito, presidente do Conselho Diretor da ABAG, esse cenário poderá ser revertido. Conforme ele, o uso da ciência e da tecnologia vem em benefício próprio. Ou seja, ela vai mostrar o porquê de o Brasil ser uma das maiores potências na produção e processamento de alimentos. (Da Redação, com informações da Agência SP)