Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programa 100% Esgoto Tratado investe R$ 1,5 milhão no bairro Jacutinga

22 de Novembro de 2018 às 09:17

A nova rede é instalada até mesmo cruzando por baixo da linha de trens. Foto: Divulgação / Saae

As famílias do bairro Jacutinga são as próximas beneficiadas com o programa 100% Esgoto Tratado do Saae-Sorocaba. As residências de cerca de mil pessoas passam a ser servidas com rede coletora e de afastamento de esgoto, em substituição às fossas sépticas. Com o investimento aproximado de R$ 1,5 milhão a nova rede é instalada até mesmo cruzando por baixo da linha de trens. Os trabalhos no local iniciaram na quarta-feira (21), são realizados por profissionais do próprio Saae-Sorocaba e a expectativa é que sejam concluídos em oito meses. “Quase todo o esgoto de Sorocaba já é tratado. O Saae trabalha para universalizar o atendimento à população”, enfatiza o prefeito José Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, lembra que Sorocaba está entre os municípios brasileiros com melhor saneamento, pois trata 96,5% do esgoto produzido por toda população e possui as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) com a capacidade instalada para processar todo o efluente gerado. “O programa 100% Esgoto Tratado instala as redes de coleta que vão transportar até as ETEs os 3,5% que faltam para tratamos todo o esgoto da cidade”, explica. Esse volume é gerado por famílias que residem em bairros isolados ou que, por dificuldades técnicas ou financeiras, o Saae-Sorocaba não havia conseguido atender.

Sobre o investimento no bairro Jacutinga, de acordo com o diretor Operacional de Esgoto do Saae-Sorocaba, Rodolfo Barboza, o trecho da instalação da rede de esgoto que passará por baixo da linha do trem será feito pelo método não destrutível. Esse método apelidado como “tatu” permite construir a rede por baixo do solo, sem a necessidade de interferências ou bloqueios em sua superfície. “Estamos implantando cerca de 7 mil metros de redes coletoras, em tubos de PVC com diâmetro de 150mm e mais de 100 poços de visita”, declara Rodolfo Barboza.

Antes de iniciar os trabalhos no bairro Jacutinga, o programa 100% Esgoto Tratado concluiu no início deste mês de novembro a construção da rede coletora que atende os imóveis habitados por pouco mais de 50 famílias na rua Eugênia de Oliveira Cirne, no Jardim Marli. Com isso eliminou o lançamento diário de aproximadamente 44 mil litros de esgoto no córrego Itanguá. (Saae Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos