Buscar no Cruzeiro

Buscar

Procon autua estabelecimentos por aumento de preços em Sorocaba

16 de Junho de 2020 às 00:01

Procon autua por aumento de preços Crédito da foto: Fernando Abreu / Arquivo Secom Sorocaba

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Procon Sorocaba, vinculado à Secretaria Jurídica (Saj), notificou 185 estabelecimentos por aumento injustificado no valor de seus produtos. Foram 77 supermercados e 108 farmácias e similares que comercializam produtos alimentícios de primeira necessidade, álcool em gel e máscaras de proteção. Destes, 166 apresentaram a documentação relativa às notas fiscais dos produtos e 51%, ou seja, 75 estabelecimentos, serão autuados por irregularidades.

De acordo com o Superintendente do Procon, Carlos Rocco, já foram analisadas documentações de 57 supermercados e 91 de farmácias e similares. Sobre os estabelecimentos que ainda não responderam, Rocco conta que estão dentro de prazo exequível, ou foram renotificados para complementação de informações, ampliando o prazo de devolutiva. “Os casos em que simplesmente não responderem serão autuados por desobediência”, afirmou.

A elevação das margens de lucro em percentual acima de 85%, injustificadamente, pode ser considerada conduta abusiva nos termos do Código de Defesa do Consumidor e a pena deverá ser agravada dada a decretação do Estado de Calamidade Pública. Constatadas condutas abusivas, o valor da multa varia entre R$ 665 e R$ 9 milhões.

Para denúncias, o Procon já está atendendo pessoalmente, mas a orientação é a de que o consumidor converse com o órgão pelo WhatsApp (15) 99198-2958. Ainda estão disponíveis os canais digitais procon.sorocaba.sp.gov.br, aplicativo do órgão e redes sociais. Reclamações também podem ser feitas pelo site www.consumidor.gov.br. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)