Buscar no Cruzeiro

Buscar

Procon alerta sobre fraudes nas compras

18 de Novembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Procon alerta sobre fraudes nas compras Os consumidores devem redobrar os cuidados na hora de escolher os produtos. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/11/2020)

Com a aproximação da Black Friday, o Procon Sorocaba orienta o consumidor a redobrar os cuidados ao fazer transações comerciais para não ser vítima de fraudes e propagandas enganosas, o que pode acarretar sérios prejuízos.

Segundo o superintendente do Procon Sorocaba, Thiago Borges Nascimento, nesse período ocorre aumento de cerca de 50% do volume de transações de compra e venda, mas esse percentual tende a crescer, considerando-se que este foi um ano atípico para o comércio, por conta da pandemia.

Consequentemente, cresce também o número de denúncias junto ao órgão de defesa do consumidor por descumprimento à legislação que rege as regras de mercado. Dentre as principais reclamações estão o aumento do preço de produtos na semana que antecede a Black Friday para simular um desconto, propaganda enganosa, produtos fora da especificação anunciada e atraso na entrega de compras efetuadas de forma on-line.

Com o objetivo de coibir essas irregularidades, o Procon realiza uma operação de fiscalização no comércio local, no período de duas a três semanas que antecedem à data.

Uma equipe monitora os valores de produtos à venda no mercado para verificar se houve majoração de preço. Os comerciantes são notificados a apresentar relatório de venda de produtos referente aos últimos dois meses para comprovar se os descontos ofertados são reais ou fictícios.

Além disso, em relação às vendas on-line, o Procon Sorocaba irá monitorar o preço de 37 itens, em especial, os de linha branca, eletroportáteis, eletrônicos e smartphones para averiguar o desconto real. Se for comprovado que houve um aumento do valor com o intuito de ludibriar o consumidor, o estabelecimento pode ser penalizado com um auto de infração e multa.

No ano passado, as atividades de fiscalização e notificações realizadas na Black Friday resultaram em 20 lojas físicas fiscalizadas, sendo três autuadas e 11 notificadas. (Ana Cláudia Martins)