Buscar no Cruzeiro

Buscar

Primeiro Parlamento Jovem de Sorocaba é empossado

20 de Setembro de 2019 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Primeiro Parlamento Jovem de Sorocaba é empossado 20 vereadores mirins participarão de três sessões. Crédito da foto: Marcel Scinocca (19/9/2019)

Vinte vereadores mirins e vinte suplentes que integram a primeira a legislatura do Parlamento Jovem de Sorocaba, para o exercício 2019-2020, tomaram posse nesta quinta-feira (19), em cerimônia transmitida pela TV Câmara.

O evento ocorreu com plenário lotado, em especial com pais dos pequenos parlamentares. Entre os espectadores, Wanderley Diogo, Anselmo Neto, Péricles Régis, Fausto Peres, Hudson Pessini, Luis Santos, Renan Santos e Vitão do Cachorrão. Diversas pessoas tentaram dar “pitacos” na atuação dos vereadores. Alguns até conseguiram. No decorrer da sessão já era comum ouvir termos como ”este vereador” e “companheiro”.

Os dois estudantes Thiago Alexandre da Rocha Camargo e Sara Maia Ramos conduziram os trabalhos após abertura da sessão solene pelo presidente da Câmara de Sorocaba, Fernando Dini.

[irp posts="163189" ]

 

Às 15h49 o vereador mirim Pedro Henrique da Cunha Pires, de 13 anos, levantou a primeira questão de ordem da legislatura. Ele queria saber se seria possível votar em suplente para presidente da Casa. A resposta do presidente em exercício, Rocha Camargo, foi não.

Como se não tiver surpresa não é a Câmara de Sorocaba, a eleição do presidente da Mesa Diretora foi marcada por polêmica. A primeira situação inusitada foi relacionada a um empate triplo. Na sequência, um dos vereadores mudou de voto após ter anunciado para quem votaria. Houve novo empate e a parlamentar escolhida para presidir a Mesa veio por meio de um sorteio. O vereador Leo Victor Cavaccini Pinto afirmou que havia suspeita de erro na contagem de voto, mas desistiu de pedir a recontagem.

Às 16h18, Sara Maia Ramos, aluna da escola municipal Getúlio Vargas, foi eleita presidente. No primeiro contato com a imprensa, após eleita, a presidente elencou as prioridades. Conforme ela, educação e a questão do preconceito estão entre os trabalhos prioritários. “Agora é tentar mudar as coisas com a ajuda de todos”, comenta.

Thiago Alexandre da Rocha Camargo ficou com a vice-presidência. Também após duas votações, Léo Vítor Cavalccini Pinto foi eleito o 1º secretário, enquanto a vaga de 2º secretário ficou com João Paulo Souza. Todo o trabalho legislativo da primeira sessão do Parlamento Jovem teve o auxílio das responsáveis pelo expediente da Câmara de Sorocaba, Marli Santana e Rosa Maria Tosato.

[irp posts="138233" ]

 

Ao todo, cada vereador mirim poderá apresentar um Projeto de Lei e uma Moção, além de indicações e requerimentos, para serem debatidos durante as três sessões programadas para os dias 24 e 26 de setembro e 1° de outubro. O trabalho realizado ontem faz parte do Programa Parlamento Jovem, promovido pela Escola do Legislativo.

No evento, representou a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, o secretário de Gabinete Central, Márcio Rogério Dias. O secretário de Educação, Wanderlei Acca, também participou da cerimônia. (Marcel Scinocca)