Buscar no Cruzeiro

Buscar

Primeiro bebê de 2019 em Sorocaba nasceu 2 minutos após a virada

01 de Janeiro de 2019 às 15:11

Luiz Henrique (à esquerda, ao lado do pai) nasceu depois do irmão, João Vitor. Foto: Fábio Rogério

O primeiro bebê de 2019 em Sorocaba nasceu aos 2 minutos -- exatamente à 0h02 -- do ano-novo no Hospital Regional, unidade que integra o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, e recebeu o nome de Lucas Henrique. Ele nasceu de um parto de gêmeos. O irmão, João Vitor, nasceu 9 minutos antes, às 23h53 de 2018. Os dois bebês são os primeiros filhos do casal Adriano de Oliveira Figueiredo, de 37 anos, e Vanessa Cristina Rodrigues Figueiredo, de 35 anos. A felicidade em dobro do casal aconteceu após 17 anos de tentativas de Vanessa engravidar, depois de receber vários pareceres médicos de que não conseguiria ter filhos.

A surpresa também foi marcada por ter sido parto normal e prematuro, pois o nascimento dos bebês por cesariana estava programado para ocorrer até 15 de janeiro de 2019, segundo informou Vanessa. Embora prematuros, a avaliação médica é de que os bebês estão bem de saúde. Não precisaram ficar em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e já estão no quarto da enfermaria da maternidade com os pais.

[irp posts="59269" ]

 

Vanessa já pensa no futuro dos filhos: “Que eles sejam companheiros um do outro, apesar de terem nascido em anos diferentes. Sabemos que tudo isso foi bênção de Deus. Fazia 17 anos que eu tentava engravidar e não conseguia.” Segundo ela, vários médicos chegaram a apontar a fertilização in vitro como única alternativa para engravidar. Entre as justificativas, apresentavam as de que ela não ovulava e teria trompas destruídas. Até que o casal conheceu um novo médico -- identificado como André Bernardo --, que receitou uma medicação e ela engravidou em dois meses.

“Nós consideramos que esse médico foi enviado por Deus nas nossas vidas”, disse Vanessa. “Já foi um milagre eu conseguir engravidar, ainda mais de gêmeos. Foi uma bênção de Deus.” Também a religião dos meninos já é um destino previsto: “Somos católicos, vamos criá-los na doutrina da Igreja Católica.”

Ela recorda que, antes da gravidez, foram anos difíceis de espera e preocupação: “A família inteira fez muita oração e houve promessa também”, ela lembrou. Na noite do ano-novo, avós e tios dos gêmeos comemoraram os nascimentos com estouro de champanhe em frente ao Hospital Regional.

O casal mora no Parque São Bento. Adriano, que adora futebol e é torcedor do São Paulo, disse que os filhos, quando crescerem, podem torcer para qualquer time, menos para o Palmeiras. Detalhe: Vanessa e toda a sua família são palmeirenses. Em relação ao perfil de torcedores dos dois filhos, a mãe prefere a diplomacia: “Quem sabe um é palmeirense e outro é são-paulino. Quando crescerem, eles vão decidir.”

Outros cinco bebês

Para identificar o nascimento do primeiro bebê de 2019 em Sorocaba, a reportagem entrou em contato com mais cinco hospitais. No hospital da Unimed o primeiro bebê nasceu às 5h46, e marcou o segundo registro na cidade; na Santa Casa, às 7h37, o terceiro bebê; no Modelo, às 10h01, o quarto nascimento; no Samaritano, às 11h25, o quinto bebê nascido no ano-novo; no Santa Lucinda não houve registro de parto até às 9h30, momento da consulta por telefone. (Carlos Araújo)

Galeria

Confira a galeria de fotos