Sorocaba e Região

Primavera começa neste sábado com tempo firme

Avenidas, praças e jardins públicos e particulares ganham o colorido das flores
Primavera começa hoje com tempo firme
Os ipês estão em vários pontos da cidade e dão um toque especial à paisagem. Crédito da foto: Emidio Marques

Sorocaba está mais florida e alegre. Há ipês colorindo a paisagem urbana e flores enfeitando os jardins públicos e os canteiros centrais das principais avenidas da cidade. Começa hoje, às 22h53, a primavera, que se estenderá até o dia 21 de dezembro

O sorocabano que não gosta dos dias mais frios, já pode ir se animando com o início da primavera, pois a estação mais florida do ano começa em Sorocaba com tempo bom para hoje e amanhã, com as temperaturas podendo superar a casa dos 30 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a previsão do Inmet, o tempo no final de semana deverá se manter firme, e sem chuva, ficando hoje a mínima em 14ºC e a máxima em 31ºC. Para amanhã, a variação deve ser entre 15ºC e 33ºC.

Leia mais  Motoristas são autuados durante fiscalização em caminhões-tanque em Itu

No período de inverno, que começou em 21 de junho, a incidência de chuva ficou abaixo da média no Estado de São Paulo, com registro de precipitação em 16 dias ao longo dos 93 dias da estação.

Período de transição

Primavera começa hoje com tempo firme
Flores diversas enfeitam os canteiros de avenidas e outros espaços urbanos. Crédito da foto: Emidio Marques

Conhecida por ser uma estação de transição, quando há a passagem do período mais frio e seco do ano (inverno) para o mais quente e úmido (verão), a primavera, no Estado de São Paulo, pode ainda registrar incursões de ar frio, provocando bruscas mudanças de tempo e temperatura, apesar de sua característica ser de maior incidência de energia solar, com as temperaturas com elevação significativa, de acordo com o Inmet.

De setembro a dezembro, as chuvas costumam ser mais intensas e cada vez mais frequentes, sendo comum a ocorrência de raios, rajadas de vento e, por vezes, granizo. Com base na climatologia, é a partir de outubro que passa a vigorar a estação chuvosa no Estado de São Paulo.

Comentários

CLASSICRUZEIRO